Como solicitar a sua Permissão Internacional Para Dirigir (PID)

Está pensando em alugar um carro na sua próxima viagem internacional? Procure saber se o país exige a Permissão Internacional Para Dirigir.  Muitas locadoras só aceitam que você retire o automóvel mediante apresentação da PID, independente se você dirigirá apenas um ou dois dias. Em nossa última viagem, por exemplo, fizemos um roteiro de carro pela Toscana, e só retiramos o veículo após a apresentação da permissão. Por isso, vamos explicar direitinho para vocês como solicitar o seu documento e não passar nenhum perrengue.

 

O que é exatamente a Permissão Internacional Para Dirigir?

A Permissão Internacional Para Dirigir é um documento internacional que te permite dirigir nos países signatários da Convenção de Viena (veja todos os países que fazem parte da convenção). O Mercosul tem um acordo onde apenas a nossa Carteira de Habilitação é válida para alugar um carro. Mas nós recomendamos fortemente que você solicite a sua permissão mesmo assim. Para inúmeros outros lugares a retirada do automóvel só é permitida mediante a apresentação da PID. Então, pra quê adiar isso, certo?

Permissão Internacional Para Dirigir

Quando fizemos a volta de carro ao Lago Llanquihue no Chile e quando fizemos um roteiro de carro pelo Uruguai, por exemplo, não precisamos sequer apresenta-la. Mas nunca se sabe até quando esses acordos entre países irão durar.

 

Sempre alugamos nosso carro através da RentCars e nunca tivemos problemas. Eles mostram os melhores preços e as melhores locadoras do destino. Além de realizarmos o pagamento através do cartão de crédito diretamente em reais, muitas locadoras permitem o parcelamento da tarifa.

 

 

Quem pode solicitar a PID?

Apenas motoristas habilitados, com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida pelo Detran e dentro da validade, podem obter a PID. A validade deste documento será a mesma da sua CNH. A taxa do serviço (Duda) custa R$139,30 pelo Detran do Rio de janeiro. Caso você não resida nesse estado, se informe no Detran da sua região pois os valores podem mudar.

 

Como solicitar a PID e quais documentos são necessários apresentar?

Para quem tem a habilitação emitida no Rio de Janeiro, é necessário levar as originais e cópias do documento de identificação (preferencialmente o RG), CNH e comprovante de pagamento do DUDA. Caso o país visitado necessite de apresentação do passaporte, o mesmo também deverá ser levado. Após o pagamento da taxa, agende a entrega da documentação pelo site ou telefone do Detran. Depois é só comparecer no posto escolhido no dia e horário marcados.

 

Dicas importantes:

  • Se sua CNH estiver vencida, renove-a antes de solicitar a emissão da Permissão Internacional Dara dirigir. Caso contrário não será possível realizar o serviço.
  • Caso a sua habilitação seja muito antiga ou esteja em mal estado, é provável que ela não seja aceita.
  • Caso você resida no Rio de Janeiro mas possui habilitação de outro estado, transfira o seu cadastro antes de fazer a solicitação.
  • Se você precisa fazer alguma alteração na sua Permissão Internacional Para Dirigir, atualize antes os seus dados da CNH, visto que a PID é totalmente atrelada à ela.
  • A PID não serve como substituta da CNH. Nem tente!
  • O prazo de entrega é de 1 dia útil no posto do Centro da cidade do Rio de Janeiro, mas eu não indico porque é lotado. Nos demais postos o prazo é de 3 dias úteis.

 

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

 

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Ao fazer a sua reserva pelo nosso blog você não paga nenhuma taxa extra e ainda nos ajuda a manter o blog no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

 

Compartilhar

Rafael Galdino

Carioca, flamenguista, cervejeiro caseiro e amante de carros. Aquele viajante que morre de medo de voar, mas é apaixonado por conhecer novos lugares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Checkbox GDPR / Regulamento Geral de Proteção de Dados do Usuário

*

Concordo / I agree