Atualizado em

O simples fato de caminhar e se perder pelas ruas de Gramado já é uma atração e tanto. A cidade é linda, tipo de conto de fadas, e isso nem é mais novidade. Mas existem passeios bem legais para se fazer por lá.

O que fazer em Gramado?


Caminhar pela cidade

Você pode começar o seu dia em Gramado caminhando pela Avenida Borges de Medeiros, a principal da cidade. A rua possui inúmeras lojas, restaurantes, chocolaterias, hotéis e termômetros gigantes que te fazem lembrar que você está na serra.

Quantos graus? (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

É na Borges de Medeiros que se encontra a Rua Coberta, uma pequena rua com bares, restaurantes, cafeterias e lojas. O Palácio dos Festivais também está por lá, e é lá onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado e algumas exibições do Natal Luz.

Palácio dos Festivais (Foto: Carioca Sem Fronteiras)
Rua Coberta à noite, antes de ficar lotada. (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

Bem ali perto também se encontra a Igreja Matriz de São Pedro. A igreja é feita toda em pedras e a sua parte externa chama bastante atenção dos visitantes com suas esculturas dos 12 apóstolos de Jesus.

Igreja de São Pedro (Foto: Carioca Sem Fronteiras)
Iluminação dos apóstolos (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

Mini Mundo

Saindo um pouco do miolo do centrinho se encontra o Mini Mundo, um parque ao ar livre que impressiona crianças e adultos. São várias réplicas fiéis de monumentos e cidades ao redor do mundo. É tudo tão rico em detalhes que dá vontade de tirar foto o tempo inteiro. As réplicas são lindas e super bem feitas.

Mini Mundo (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

Lago Negro

A mais ou menos 2 km do Mini Mundo podemos chegar ao Lago Negro. Um dos principais cartões postais da cidade possui uma beleza encantadora e um clima europeu. Seus pinheiros foram importados da Floresta Negra, na Alemanha, e dão um charme especial ao local.
Visitado por muitos turistas, costuma estar cheio de pedalinhos com casais apaixonados e famílias curtindo o dia.
Para quem não curte pedalinho, aproveite para fazer uma caminhada em volta do lago. Você não irá se arrepender.

Lago Negro (Foto: Carioca Sem Fronteiras)
Caminho pelo Lago Negro (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

Atrações ao longo da Avenida das Hortênsias

Saindo de Gramado em direção a Canela, na Avenida das Hortênsias, existem museus temáticos que valem a visita. Nós visitamos quatro museus do Grupo Dreams.

Conheça o Museu de Cera da grupo Dreams!

Um lugar pouco visitado pelos turistas é o Castelo Saint George, o Museu Medieval de Gramado.
Situado em uma pequena rua próximo à Avenida das Hortênsias, sentido Canela. O museu foi construído pelo seu proprietário Gilberto Guzenski. Suas portas e janelas foram confeccionadas por ele mesmo, assim como as pinturas, brasões, mapas e artefatos de cutelaria medieval que estão expostos. O que não foi confeccionado por ele foi trazido por ele de viagens feitas pelo mundo. Há réplicas de espadas de guerra, de samurais, armas e facas chinesas, lanças e inúmeros outros artefatos. Há até mesmo réplicas de objetos da Segunda Guerra Mundial. Inclusive existem réplicas de armas de filmes famosos como Coração Valente e Senhor dos Anéis.

Museu Medieval – Castelo Saint George (Foto: Carioca Sem Fronteiras)
Tô com meu segurança.

No local há uma loja onde você pode comprar canivetes, artefatos de cutelaria em miniatura e alguns souvenirs. Também é possível pesquisar a história de seu sobrenome e encomendar um brasão de família.

Cutelaria Medieval (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

Reino do Chocolate Caracol

Outro passeio imperdível é conhecer o Reino do Chocolate Caracol. O local pertence a fábrica de chocolates Caracol, considerada uma das melhores da cidade.
O Reino do Chocolate também está no eixo da Avenida das Hortênsias e o local tem um museu interativo que conta a história do chocolate até os dias de hoje. Também há uma parte da fábrica exposta ao público, onde é possível ver uma um pouco do processo de produção.

O passeio termina em uma cafeteria e na loja de chocolates Caracol, O local é uma perdição! É tanta coisa que fica difícil de escolher o que levar. Mas prepare o bolso, muito difícil gastar bem pouco por lá.

Amei essas cadeiras!!!

É possível seguir viagem até Canela e lá conhecer a cidade e os Parques do Caracol e da Ferradura. Nós fomos até eles e contamos aqui nossa experiência.

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment