Atualizado em 20 de fevereiro de 2023

Como se não bastasse ser um dos principais pontos turísticos da Serra Catarinense, o Morro da Igreja também é o lugar habitado mais alto no sul do país. Localizado a cerca de 30 minutos de carro do centro de Urubici e com vista para belíssima Pedra Furada, esse é um dos passeios mais imperdíveis na região.

Morro da Igreja e Pedra Furada
Vista para a Pedra Furada do Morro da Igreja

Como visitar o Morro da Igreja em Urubici: autorização e acesso

Com 1822 metros de altitude, o Morro da Igreja é o segundo local mais alto de Santa Catarina. Ele fica dentro do Parque Nacional de São Joaquim, nas divisas dos municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra e Orleans.

O caminho até o Morro da Igreja é tranquilo. Embora seja uma boa subida, a estrada é pavimentada e em boas condições. A distância do centro de Urubici até lá é de 26km e a melhor forma de chegar é de carro.

Estrada para o Morro da Igreja
Estrada para o Morro da Igreja

No entanto, para visitar o Morro da Igreja é necessário fazer o agendamento online no site do ICMBio. Você escolherá a data, o turno do seu passeio e receberá a confirmação do agendamento. Com a confirmação em mãos ainda é necessário retirar pessoalmente a autorização na sede do Parque Nacional de São Joaquim. Ela fica na Avenida Pedro Bernardo Warmiling nº1542, em Urubici.

A princípio, todo esse rolé pode parecer meio complicado, mas é bem fácil e a autorização também é gratuita.

Ao chegar na portaria do parque no horário do seu turno basta apresentar a autorização e tudo certo. É só entrar e se apaixonar com o visual do local!

Mirante Morro da Igreja

Do alto do mirante do Morro da Igreja você verá toda a Serra Catarinense. Inclusive, dá até pra ver o Parque Eólico, uma das dicas do que fazer em Bom Jardim da Serra.

Além do visual panorâmico para os paredões da Serra Geral de Santa Catarina, em dias de céu bem claro ainda rola de ver o mar. E olha que ele fica a cerca de 100km de distância, hein!

Serra Catarinense
Em dias de céu totalmente limpo dizem ser possível ver o mar

Lá em cima também funciona uma base da aeronáutica que é responsável por monitorar o tráfego aéreo de Santa Catarina e do Rio Grande Sul. Porém, o acesso é restrito e não é possível visitá-la.

E, claro, ainda tem a Pedra Furada! Aliás, ela é um dos principais motivos que levam as pessoas a subirem o Morro da Igreja.

Pedra Furada

Com cerca de 30 metros de circunferência, a Pedra Furada – juntamente com o Morro da Igreja – está em todas as listas sobre o que fazer em Urubici.

Embora ela fique na cidade de Orleans, é do Morro da Igreja que você terá o melhor visual panorâmico do local. Além do mais, o início da trilha que vai até a Pedra Furada também sai dessas bandas daqui, mais precisamente da última curva antes do mirante.

A trilha tem 8km no total e é considerada de nível moderado a difícil. Ela também precisa de autorização e somente pode ser feita com guias cadastrados do Parque Nacional de São Joaquim.

Nós não fizemos a trilha e ficamos apenas aproveitando todo o visual do mirante do Morro da Igreja. Inclusive, lá em cima tem vários pequenos caminhos que você pode explorar.

Pedra Furada em Urubici
Pedra Furada

Temperatura no Morro da Igreja: tem neve por lá?

O Morro da Igreja é um dos lugares mais frios do Brasil e registra a incidência de neve em todos os invernos.

Para vocês terem uma ideia, a temperatura média anual lá em cima é de 10° a 11°, sendo que o Morro da Igreja ainda tem a fama de ter registrado a temperatura mais baixa do país no ano de 1996. Os termômetros chegaram a marcar -17,8°, com sensação térmica próxima de -40°.

Ou seja, não importa se o seu passeio será no verão ou no inverno, leve um casaquinho porque rola vento o ano inteiro.

Dica extra: Cascata Véu de Noiva

Um pouco antes de chegar na portaria do Morro da Igreja você verá uma entrada à direita. Trata-se do acesso para a Cascata Véu de Noiva.

A entrada custa R$15,00 por pessoa e além da bela cachoeira com 62 metros de queda d’água em um paredão de pedras você também encontrará um restaurante, algumas trilhas e passeios de quadriciclo.

Cascata Véu de Noiva em Urubici
Cascata Véu de Noiva

Como chegar no Morro da Igreja

Saindo do centro de Urubici você percorrerá a SC-370 por cerca de 12km. Não demorará muito e você verá várias placas para o Morro da Igreja, onde haverá a indicação de entrar à direita e andar por mais 16km pela Estrada Geral do Morro da Igreja.

Como nós alugamos um carro para fazer o roteiro na Serra Catarinense, não tivemos nenhum tipo de problema para nos deslocar até os pontos turísticos. Se você também pretende alugar um carro, recomendamos a RentCars, onde sempre alugamos e dá para pagar online, parcelado no cartão de crédito.

Por outro lado, se você não estará de carro, a melhor opção é contratar algum passeio para conhecer o Morro da Igreja e a Pedra Furada, já que não há ônibus até lá. Nesse caso, uma boa opção é um tour completo pela cidade, que também passa por lugares como a Cascata do Avencal e a Cachoeira Papuã.

Informações importantes para a sua visita

  • O melhor horário para visitar o Morro da Igreja é entre 10:00 e 13:00. Esse é o período do dia que costuma ter uma visibilidade maior. Porém, não é uma regra, ok?
  • Não há qualquer tipo de infraestrutura como banheiro e quiosques alimentícios.
  • Não é permitido fazer piquenique na área do mirante.
  • Não é possível alterar a data do agendamento após você receber a confirmação.
  • Não faça mais de uma reserva, mesmo que seja para dias diferentes. O sistema de agendamento considera duplicidade e isso implica no cancelamento.
  • Drones não são permitidos.
  • Não pode entrar com animais de estimação.
  • Há um limite máximo de pessoas no mirante. Por isso, é comum ter fila de carros na portaria, já que é preciso esperar reduzir a quantidade de gente lá em cima para que outros possam subir.

Dica de hospedagem em Urubici

Como ficamos muitos dias na cidade resolvemos dividir a nossa hospedagem em três etapas. Primeiramente, escolhemos a Colina Mahatma, um chalezinho no alto de uma colina, com banheira de hidromassagem e perfeito para um casal.

Em seguida, ficamos na Cabana Leão Baio, uma típica cabana de montanha, toda em estilo alpino e super charmosa, que acomoda até três pessoas.

E finalizamos a nossa estadia na Pousada Recanto do Lobo. Escolhemos um chalezinho mais simples e menor, mas super fofo, também totalmente equipado e ideal para quem quer economizar sem abrir mão do conforto.

Você pode ler mais dicas sobre os melhor chalés e pousadas em Urubici ou conferir todas as hospedagens disponíveis na cidade aqui.

Do Morro da Igreja pra onde?

Você pode aproveitar e estender o seu passeio até a fenda da Serra do Corvo Branco, onde tem o maior corte em rocha do Brasil. E se ainda sobrar bastante tempo livre no seu dia, dá pra conhecer o Parque Altos do Corvo Branco, com seus impressionantes mirantes e passarelas de vidro.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras