Atualizado em

Localizada a 120 km de Porto Alegre, Gramado é aquele tipo de cidade que costuma ser visitada o ano inteiro. Apesar de seu charme aumentar no período de inverno e no fim do ano durante as festas do Natal Luz, a cidade é queridinha o ano inteiro. Por isso não é difícil imaginar a quantidade de dicas de Gramado para curtir uma boa gastronomia e uma excelente rede hoteleira. Ou simplesmente para se encantar com suas casinhas no estilo colonial. E ah, não posso esquecer de suas ruas super charmosas e cheias de flores.

Dicas de Gramado

Gramado é uma das cidades que compõe a Rota Romântica da Serra Gaúcha. A cidade também está bem pertinho de Bento Gonçalves, de onde costumam partir os tours pelo Vale dos Vinhedos, e de Canela, onde está localizado o Parque do Caracol. Se você estiver de carro alugado, dá pra conjugar direitinho um roteirinho esperto entre esses lugares.

Veja aqui nosso roteiro até o Parque do Caracol!

Com muitas atrações para entreter os olhos e o estômago dos turistas, a cidade conta com museus temáticos, parques e restaurantes que facilmente irão fazer com que você volte com alguns quilinhos a mais. E claro, com reais a menos. Definitivamente, não é um local com os restaurantes mais baratos, mas nada impossível para aqueles que não pretendem gastar muito. Procurando com calma você verá que há restaurantes para todos os gostos e bolsos.
Como a gastronomia é um dos pontos fortes de Gramado, os restaurantes fazem questão de mostrar na culinária a influência italiana e suíça que a Serra Gaúcha possui. Se você não curte muito, fique tranquilo, há vários lugares que servem o famoso arroz com feijão.

Como chegar:

  • De avião: Se você não mora no Rio Grande do Sul o jeito mais fácil de chegar em Gramado é de avião até Porto Alegre.
    De lá existem duas opções mais viáveis: alugar um carro ainda no aeroporto e seguir até a cidade ou ir de ônibus pela empresa Citral. Já fizemos das duas formas e alugar um carro foi bem melhor!
  • De carro: Se você mora nas proximidades o ideal é já ir de carro. As rodovias são boas e a rota é tranquila. Existem duas opções de trajeto: você pode ir via Gravataí e Taquara ou via Nova Hamburgo.

Quando ir:

A cidade é visitada e funciona em qualquer época do ano. As épocas de alta temporada são durante o inverno, Natal Luz e durante o Festival de Cinema de Gramado.

Veja as dicas para curtir o Natal Luz na cidade!

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment