Atualizado em 20 de julho de 2023

Há quem pense que falar sobre o que fazer em Salvador se resume a carnaval ou turismo histórico. Afinal, a primeira capital colonial do Brasil tem, sim, muito a contar sobre o nosso país, assim como possui uma das mais famosas festas de carnaval do Brasil. Mas Salvador é muito mais que isso!

A capital da Bahia é terra de gente que te acolhe com sorriso no rosto, é história nacional, é afrocultura, é praia com sol ou não, é tradição gastronômica e axé em todos os sentidos da palavra. Escolher lugares para passear em salvador é ter certeza de que de um jeito ou de outro você sairá energizado e encantado com tantos pontos turísticos que a cidade tem para oferecer.

Vista para o Pelourinho em Salvador
Pelourinho em Salvador

O que fazer em Salvador Bahia: principais pontos turísticos da cidade

1 – Pelourinho

O Pelourinho em Salvador é um dos principais pontos turísticos da capital baiana. Com suas ladeiras, casas coloniais coloridas, igrejas, museus, praças, largos, lojas, bares e restaurantes, o bairro mais antigo de Salvador faz parte do centro histórico e é muito procurado o ano inteiro.

Um dos lugares mais visitados é o Largo do Pelourinho, considerado o coração do bairro. Muitos vão até ali apenas para tirar fotos ou conhecer a famosa sacada do Michael Jackson, onde o cantor gravou o clipe junto com o Olodum.

Mas visitar o Pelourinho por completo e conhecer lugares como Largo Terreiro de Jesus, Largo Cruzeiro de São Francisco e a Praça da Sé fazem a diferença. Uma boa pedida é fazer um free tour para conhecer melhor a região.

Largo do Pelourinho em Salvador
Largo do Pelourinho

2 – Elevador Lacerda e Mercado Modelo

Localizado na Praça Tomé de Souza, nos arredores do Pelourinho, o Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo.

Inaugurado em 1873, ele é um meio de transporte responsável por ligar a Cidade Alta, onde fica o Centro Histórico de Salvador, à Cidade Baixa, onde tem a área portuária e o Mercado Modelo.

O Mercado Modelo é uma dica bem legal do que fazer em Salvador para quem gosta de conhecer mercados públicos. Afinal, ele já foi o principal ponto de abastecimento da cidade, mas hoje em dia é cheio de lojas de souvenirs, artesanatos e muitos produtos locais. Você também encontrará alguns bares, restaurantes e um bom visual para a Baía de Todos os Santos no segundo andar.

Ah! Ao visitar a Praça Tomé de Souza e o Elevador Lacerda não deixe de aproveitar o mirante com vista panorâmica que fica ainda mais bonito ao pôr do sol. Também é por ali que você verá a prefeitura de Salvador e o Palácio Rio Branco, que já foi a primeira sede do governo.

3 – Igreja e Convento de São Francisco

A Igreja e Convento de São Francisco é uma das principais igrejas do Centro Histórico de Salvador. Carinhosamente apelidada de Igreja de Ouro, ela possui cerca de 800kg de ouro no seu interior e muitos afirmam que é a igreja que mais dourada no Brasil.

Ainda nos arredores do Pelourinho e Centro Histórico há outras igrejas que valem a pena colocar na sua lista sobre o que fazer em Salvador. A Igreja da Terceira Ordem de São Francisco, por exemplo, é única no Brasil que remete ao barroco espanhol. Além disso, ela possui um acervo de azulejos que retratam a cidade de Lisboa antes do terremoto.

Há também a Catedral Basílica de Salvador, considerada a mãe de todos as Igrejas Católicas do país, e a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, fundada pela irmandade negra do Brasil e que mescla elementos da cultura africana à sua liturgia.

Igreja e convento de São Francisco na Bahia
Interior da Igreja e Convento de São Francisco

4 – Caminhada Salvador Negra

Uma das mais autênticas dicas de Salvador que nós recebemos foi a Caminhada Salvador Negra. É uma caminhada pelo Pelourinho onde conhecemos toda a região a partir do protagonismo negro. Ou seja, é a história sendo contada pelo ponto de vista daqueles que tantas vezes ainda são silenciados em nosso país.

Através desse tour aprendemos sobre a origem e a importância histórica das Baianas de Acarajé, passamos pela Casa do Olodum, conhecemos a Sociedade Protetora dos Desvalidos, que foi a primeira associação civil negra do Brasil, descobrimos personalidades icônicas e que são símbolos de resistência na região, além de tantas outras histórias que jamais aprenderíamos.

Algumas agências vendem esse passeio como Tour da Herança Africana.

5 – Farol da Barra

Cartão postal da cidade, o Farol da Barra é outro famoso ponto turístico de Salvador. Também chamado de Forte Santo Antônio da Barra, ele é um dos mais antigos das Américas. Além disso, é considerado um passeio barato e bem legal na capital baiana.

Farol da Barra em Salvador
Farol da Barra

Hoje em dia ele abriga o Museu Náutico da Bahia e conta um acervo militar e muitas exposições de artigos náuticos no geral. Seu andar superior possui um lindo mirante para a praia e o Restô Bar Mirante Farol da Barra. A entrada custa R$15,00 por pessoa, com direito a meia entrada de acordo com a lei.

Ao longo da orla de Salvador você pode visitar outros fortes como o Forte de Santa Maria e o Forte de São Diogo, que também conta com bar e restaurante.

6 – Morro do Cristo

O Morro do Cristo é uma charmosa atração no bairro da Barra, em Salvador. Com vista panorâmica para a Praia da Barra e para o Farol da Barra, o local é muito procurado por moradores e turistas, principalmente ao pôr do sol. É uma delícia caminhar pelos seus gramados e palmeiras enquanto apreciamos a vista.

Morro do Cristo na Bahia
Morro do Cristo

7 – Praias urbanas de Salvador

Salvador tem boas praias e urbanas e é claro que elas não podem ficar de fora da nossa lista com dicas do que fazer na cidade.

Nós só tivemos tempo de aproveitar a Praia do Farol da Barra, que é do ladinho do Farol da Barra. Mas outras bem legais são a Praia do Porto da Barra, Praia do Buracão, Praia de Amaralina e Stella Maris. Mas essa última um pouco mais distante do centro.

Praia do Farol da Barra
Praia do Farol da Barra

Se você for à Praia do Farol da Barra, não deixe de visitar o Buraco da Sereia. É uma pequena piscina natural que se forma entre as pedras ao lado esquerdo do farol (para quem está de frente pra ele) quando a maré está baixa. Cheque a tábua de marés antes da sua visita.

Buraco da Sereia em Salvador
Buraco da Sereia

8 – Praia de Itapuã e Farol de Itapuã

Não é só porque foi eternizada pela música de Vinícius de Moraes e Toquinho que passar uma tarde em Itapuã é um dos melhores passeios em Salvador.

Afinal, para muitas pessoas é na Praia de Itapuã, com o Farol de Itapuã como plano de fundo, que você terá um dos melhores fins de tarde na cidade. A mistura dessas duas atrações é icônica e costuma estar presente em quase todos os roteiros de quem passa por Salvador.

9 – Praia do Forte

Distante cerca de 90 km, o vilarejo de Praia do Forte é considerado um dos principais passeios em Salvador.

Apesar de ficar no município de Mata de São João, é muito comum encontrar o bate e volta até a Praia do Forte como uma das dicas do que fazer em Salvador devido a sua proximidade com a capital do estado.

Além da charmosa estrutura de vila de pescadores que ainda há no local, outro motivo que torna a Praia do Forte muito visitada é Projeto Tamar, focado na preservação de vida marinha, principalmente de tartarugas.

Saindo de Salvador, há excursões à Praia do Forte, com direito a visita ao Projeto Tamar e à Praia de Guarajuba

10 – Fundação Casa de Jorge Amado e Casa do Rio Vermelho (ou Casa de Jorge Amado)

Embora muita gente confunda, essas atrações em Salvador não são a mesma coisa. Porém, ambas são ótimos lugares para passear na cidade.

A Fundação Casa de Jorge Amado fica no Largo do Pelourinho e funciona como um museu, com um acervo com muitos objetos e obras dos escritores Jorge Amado e sua esposa, Zélia Gattai.

Por outro lado, a Casa do Rio Vermelho é a residência onde o casal viveu por mais de 40 anos, onde você pode fazer quase que uma imersão pela vida deles. Essa fica no bairro do Rio Vermelho.

Fundação Casa de Jorge Amado
Fundação Casa de Jorge Amado

11 – Igreja Nosso Senhor do Bonfim

Tá aí outro passeio super popular em Salvador e uma das principais dicas do que fazer na cidade: a Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Sabe aquela tradição das fitinhas do Senhor do Bonfim, de fazer um pedido e amarrar a fitinha no braço? Então, vem daqui dessa igreja.

Toda em estilo rococó, a Igreja Nosso Senhor do Bonfim é famosa por sediar a Lavagem do Bonfim. O evento é histórico, ocorre toda segunda quinta-feira do ano e é considerado a maior manifestação popular da Bahia.

A Lavagem do Bonfim tem origem na época em que os escravos lavavam as escadarias da igreja para receber a sociedade portuguesa durante a festa do Senhor do Bonfim. Aliás, há uma imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim trazida de Lisboa, em 1745, dentro da igreja.

Igreja do Nosso Senhor do Bonfim em Salvador
Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

12 – Ponta do Humaitá e Forte de Monte Serrat

Você pode aproveitar o passeio na Igreja do Bonfim para esticar até a Ponta do Humaitá e o Forte Monte Serrat.

O forte foi construído na época do Brasil Colônia e é considerado uma das melhores obras do período. Hoje em dia ele abriga o Museu das Armas e possui um acervo de armamentos civis e militares. A vista no seu entorno é linda!

Bem pertinho do forte tem a Ponta do Humaitá e sua vista privilegiada da Baía de Todos os Santos. No local você também encontrará a Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat, datados do início do século XVII, um farol na beira da praia e um pôr do sol de respeito.

13 – Solar do Unhão e MAM

Projetado no século XVII para ser uma construção com casa-grande, senzala, capela, armazém e cais atuante na importação e exportação do ciclo de açúcar no Brasil, o Solar do Unhão hoje em dia abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM).

No museu você pode apreciar obras de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Portinari, Carybé, entre tantos outros. Além disso, o pátio do solar recebe o JAM no MAM, um projeto cultural com muito jazz ao pôr do sol.

Nos arredores você também pode aproveitar para conhecer a Praia do Solar do Unhão – que ficou ainda mais famosa após a Anitta gravar um clipe na comunidade de mesmo nome -, a Praia do MAM e a Praia da Gamboa.

14 – Dique do Tororó

O Dique do Tororó é uma bela atração arquitetônica em Salvador. Trata-se de uma lagoa com orixás flutuantes em tamanho bem grande. O local fica próximo da Arena Fonte Nova.

Mais dicas de lugares para passear em Salvador

Dois lugares que não poderíamos deixar de fora desse post com dicas sobre o que fazer em Salvador são a Ilha dos Frades e a Ilha de Itaparica. Aliás, o passeio de bate e volta até essas ilhas é um dos mais procurados na cidade.

Ambas com praias de águas calmas e cristalinas, elas são um deleite para aqueles que querem curtir um dia típico de sombra e água fresca.

Há agência de turismo em Salvador que vendem o tour para as duas ilhas no mesmo dia.

O que fazer em Salvador com chuva

Dizem por aí que Salvador não combina com tempo chuvoso. De fato, tem um pouco de verdade nisso, mas pelo menos há boas opções do que fazer em Salvador com chuva.

A Casa do Carnaval da Bahia, por exemplo, é um museu que vale a pena ser visitado em dias de chuva ou não. Ele é super interativo e conta a história do carnaval desde a época em que ele acontecia nos salões europeus.

Casa do Carnaval da Bahia
Instrumentos na Casa do Carnaval da Bahia

Outra opção interessante é a Cidade da Música da Bahia, um museu que se intitula por celebrar a história da música desde a fundação da cidade até os dias atuais.

Há ainda outros museus em Salvador que são bem legais e que merecem a sua atenção. O Memorial das Baianas, que fica no Pelourinho, é um deles. Nele você aprenderá sobre a origem e a tradição das Baianas de Acarajé.

Também no Pelourinho, o Museu da Gastronomia Baiana é outra sugestão de passeio para os dias de chuva em Salvador.

Vale lembrar que o Mercado Modelo e as inúmeras igrejas da cidade também são bons passeios para os dias nublados. E se você gosta de turismo religioso há ainda outra alternativa, que é o Memorial Irmã Dulce. Ele é dedicado à freira baiana e tem um acervo com mais 800 itens afim de preservar o seu legado.

O que fazer em Salvador a noite

O bairro Rio Vermelho é sinônimo de vida boêmia em Salvador. Cheio de bares e restaurantes, por aqui você encontrará boas opções para um jantar mais descolado e para curtir a vida noturna na cidade.

Um lugar bem legal é a Vila Caramuru. O que um dia já foi o antigo mercado de peixe do Rio Vermelho, hoje é um local com muitos bares e música ao vivo.

Para quem gosta de espetáculos culturais, recomendamos o restaurante O Coliseu, no Pelourinho. Às segundas e sábados, durante o jantar, eles oferecem o Espetáculo Folclórico Topázio, onde a mitologia africana é narrada em uma linguagem contemporânea, fazendo um mix com a cultura popular enraizada na ancestralidade brasileira.

Vila Caramuru em Salvador
Vila Caramuru antes do horário de fervo

Dicas de Salvador: o que fazer nos arredores

Além de dicas que já demos ao longo desse post como Praia do Forte, Ilha dos Frades e Ilha de Itaparica, outros dois destinos que estão nos arredores de Salvador e que podem ser visitados em menos de duas horas de carro é a Costa do Sauípe e Imbassaí.

Ambas as regiões são grandes destinos turísticos na Bahia muito famosos pelos seus resorts all inclusive à beira-mar.

Para estender o seu roteiro em Salvador e encerrar a sua viagem com chave de ouro, bons resorts para se hospedar na Costa do Sauípe são o Sauípe Premium Sol, Sauípe Premium Brisa e o Sauípe Resorts. Já em Imbassaí a melhor recomendação é o Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa. Vale frisar que muitos hotéis também vendem apenas o day-use.

Hospedagem em Salvador Bahia

Nós ficamos hospedados na Barra, considerado um bairro central, com boa localização para conhecer os pontos turístico de Salvador, e gostamos bastante. Fomos andando até a praia, ao Farol da Barra e Morro do Cristo.

Nos hospedamos no The Hotel, um três estrelas que cumpre bem o que oferece, com quartos em estilo mais executivo e café da manhã simples, porém gostoso. Outro hotel três estrelas com bom custo x benefício na região é o Casa Petúnia, que tem uma pegada mais de pousada boutique.

Se você busca algo um pouco mais diferenciado, dê uma olhadinha no Grand Hotel da Barra e no Monte Pascoal Praia. Ambos têm serviço 4 estrelas, piscina e ficam praticamente à beira-mar.

Mas para aqueles que não abrem mão do clima descolado de um hostel, os mais bem avaliados na Barra são o Casarão 65 e Nomads Hostel. E se você prefere se hospedar em um estúdio, o Beach Front Village é uma das melhores opções e ainda tem o fato deles terem quartos com serviço de hotel.

The Hotel
Quarto do The Hotel (Foto: Booking)

Rio Vermelho

Bairro que também tem boa localização para passear em Salvador e é ideal para quem quer se hospedar em uma região com intensa vida noturna. Além disso, possui opções mais sofisticadas de hospedagens, como é o caso do Zank by Toque Hotel. Ele é um hotel 5 estrelas com quartos elegantes e piscina com vista panorâmica para o mar.

Zank by Toque Hotel
Zank by Toque Hotel (Foto: Booking)

O Canto Hotel também é uma opção interessante para quem gosta de um serviço mais requintado, porém não quer investir tanto assim nas diárias. O hotel possui decoração intimista, piscina e serviço 4 estrelas.

Na lista de hospedagens bem avaliadas e com bom custo x benefício no Rio Vermelho temos o Hotel Catharina Paraguaçu e o Novotel Rio Vermelho. Na nossa opinião, o Novotel ainda ganha pelo fato de ter uma excelente piscina.

Mas se você prefere alugar apartamento, a nossa sugestão é o Apartamento TOP, que acomoda tranquilamente três adultos e duas crianças. E para os mochileiros de plantão, o Hostel Recanto da Paciência é muito bem avaliado, com nota 9,5 no Booking.

Novotel Rio Vermelho
Piscina do Novotel (Foto: Booking)

Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo e Centro Histórico

Essa são as melhores regiões para se hospedar em Salvador se você quer estar no coração da maioria das atrações históricas da cidade. É por aqui que você encontrará a unidade baiana do Hotel Fasano, uma rede icônica de hotéis, e o Fera Palace Hotel, com todo o seu requinte. Ambos são hospedagens 5 estrelas.

Sem perder o refinamento, mas um pouco mais acessível em termos de grana, temos os hotéis de luxo Villa Bahia e Casa do Amarelindo, ambos 4 estrelas e com nota acima de 9 no Booking.

Por outro lado, os melhores hostels no Pelourinho e no centro histórico são o Cores do Pelô e o Galeria 13. Os dois são muito bem avaliados e possuem quartos privados e dormitórios.

Para quem está sempre em busca do melhor custo x benefício, as nossas indicações são a Pousada da Mangueira e o Bahiacafé Hotel, ambos com serviço 3 estrelas.

E se você procura algo diferenciado e exclusivo, o Aram Yamí Boutique Hotel se destaca em Santo Antônio Além do Carmo. São apenas 6 suítes charmosas, com decoração única e produtos naturais da Floresta Amazônica. Leia mais sobre os hotéis no Pelourinho e Centro Histórico.

Hotel Fasano Salvador
Hotel Fasano Salvador (Foto: Booking)

Restaurantes em Salvador

A cidade é cheia de restaurantes de todos os tipos e para todos os bolsos. Você encontrará desde opções que priorizam o cardápio regional, com muita moqueca, acarajé e, claro, dendê, até lugares especializados em um estilo específico de culinária, como restaurantes italianos, japoneses, hamburguerias e contemporâneos.

No Rio Vermelho, destacam-se o Casa de Tereza, com a sua culinária tipicamente baiana, o Boteco do França para quem gosta de uma boa e velha comida de boteco e o Jabú Restô Bar, com drinks autorais e pratos criativos.

No Pelourinho, o restaurante Maria Mata Mouro encanta com seu ambiente charmoso dentro de um casarão do século XVII. Por outro lado, o Cantina da Lua é perfeito para um almoço típico em um ambiente mais simples, mas que é a cara do Pelourinho. Há ainda o Restaurante do Senac com seu tradicional buffet de comida baiana e a sorveteria A Cubana com seus deliciosos e famosos sorvetes.

Se você busca um restaurante em Salvador para aproveitar o pôr do sol na Baía de Todos os Santos as melhores opções estão em Santo Antônio Além do Carmo. Dois lugares que nós gostamos bastante foram o Poró, que é super fofo e possui ótimos drinks e petiscos, e o Cafélier com todo seu charme e tradição.

Para algo mais descolado, duas sugestões bem legais são o Red Burger, que tem hambúrgueres artesanais maravilhosos, e o Los Cervejeiros, com sanduíches, petiscos e cervejas artesanais. Ambos ficam na Barra.  

E para finalizar, dois points especiais para comer acarajé com gosto são o Acarajé da Cira e o Acarajé da Dinha.

Roteiro dia-a-dia de passeios em Salvador

O que fazer em Salvador em 2 dias

DIA 1
– Centro Histórico de Salvador (Mercado Modelo + Pelourinho + Santo Antônio Além do Carmo)
– Praia do Farol da Barra e fim de tarde no Farol da Barra

DIA 2
– Basílica de Nosso Senhor do Bonfim
– Ponta do Humaitá e Forte de Monte Serrat

O que fazer em Salvador em 3 dias

Siga a sugestão dos dias 1 e 2 para os primeiros dias.

DIA 3
– MAM e almoço no Solar do Unhão
– Fim de tarde em Itapuã

O que fazer em Salvador em 4 dias

Faça os passeios sugeridos para os dias 1, 2 e 3.

DIA 4
– Ilha dos Frades e/ou Ilha de Itaparica

O que fazer em Salvador em 5 dias ou mais

Siga o roteiros dos dias 1, 2, 3 e 4.

DIA 5
– Bate e volta até a Praia do Forte

Salvador em apenas 1 dia: o que fazer?

Se você tem apenas 1 dia em Salvador, uma boa sugestão de roteiro é começar visitando o Pelourinho e algumas de suas atrações, como a Igreja e Convento de São Francisco, a Fundação Casa de Jorge Amado e a Casa do Carnaval da Bahia. Em seguida, você pode encerrar o seu dia na Praia do Farol da Barra, com direito ao pôr do sol no Farol da Barra.

Há agências de turismo que vendem esse roteiro que nós sugerimos. Você pode checar aqui os valores.

Como chegar em Salvador e se deslocar pela cidade

Há voos diretos das principais capitais do país para Salvador. Além do mais, um ponto positivo é que é muito comum encontrar promoções de passagens aéreas para o destino.

Do aeroporto de Salvador até bairros como Rio Vermelho, Pelourinho e Barra são cerca de 30km de distância. O jeito mais prático de se deslocar até a sua hospedagem é de táxi, uber ou transfer. Aliás, vale ressaltar que é bem tranquilo andar de uber ou táxi pela cidade.

Outra opção que traz comodidade não só para sair do aeroporto como para conhecer os pontos turísticos de Salvador e fazer bate e voltas é alugar um carro. Sempre que optamos por isso alugamos pela RentCars, onde dá pra fazer a reservar online e o pagamento parcelado no cartão de crédito.

Se você quer economizar, tem uma estação de metrô próxima ao aeroporto de Salvador. Mas para chegar até a sua hospedagem provavelmente você terá que completar a viagem com outro transporte público ou uber/táxi. Por outro lado, tem ônibus do aeroporto para as principais zonas hoteleiras de Salvador.

A cidade também é bem servida de transporte público. Ou seja, com disposição, dá pra conhecer os principais lugares de ônibus.

Melhor época para visitar Salvador e quanto tempo ficar na capital baiana

Dá pra visitar Salvador o ano inteiro. Porém, de dezembro a fevereiro é o auge da alta temporada e nem preciso falar que a cidade fica bem cheia e com preços mais elevados, principalmente durante o carnaval.

Setembro, outubro e novembros são meses mais calmos, com menos chuva e preços mais baixos. Nós fomos em setembro e gostamos da época.

Para aproveitar bem as praias de Salvador e os passeios ao ar livre, evite os meses de abril a julho, considerados os mais chuvosos.

O mínimo que recomendamos para conhecer um pouco dos principais pontos turístico de Salvador são 3 dias de viagem.

Salvador é perigoso?

Como qualquer cidade grande do Brasil, não dá pra dar mole em Salvador. Os mesmos cuidados que você tem ao andar em São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais devem ser aplicados. No entanto, isso está bem longe de ser um impeditivo para passear.

Assim como acontece em destinos muito turísticos mundo afora, no centro histórico de Salvador e principalmente no Pelourinho é muito comum a ocorrência de golpes e furtos.

Se tratando de Salvador, tenha atenção com pessoas te oferecendo lembrancinhas gratuitamente, querendo colocar fitinhas no seu braço ou oferecendo fotos. Caso você queira qualquer uma dessas coisas, combine muito bem o preço antes e somente feche passeios com guias devidamente credenciados.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras