Atualizado em 16 de fevereiro de 2023

Elevadores antigos, corredores aparentemente abandonados e escadas de metal te levam a conhecer um dos lugares mais descolados do Rio de Janeiro. Com seis andares, a antiga Fábrica Bhering se tornou um espaço criativo e cultural onde antes já reinou a decadência.

Após ficar anos fechado, o prédio que um dia abrigou uma fábrica de chocolates abriu as portas para lojas, artistas, eventos, exposições e bistrôs. E atualmente, esse é um dos passeios mais diferentes e interessantes para se fazer na Zona Portuária Carioca.

Interior da Fábrica Bhering
Interior da Fábrica Bhering

História da antiga Fábrica da Bhering

A Fábrica Bhering foi a primeira fábrica de chocolates e balas toffe do Brasil. O prédio da década de 30 tem história e teve a sua estrutura de aço importada da Alemanha. O relógio que fica no terraço é do século 20 e o elevador ainda mantém a sua porta pantográfica, tornando o passeio uma breve volta ao passado.

A construção foi feita de forma a priorizar bastante a luz natural, o que em conjunto com todo cenário industrial e fotogênico do lugar é um chamariz para ensaios fotográficos e filmagens. Aliás, as instalações da Fábrica Bhering já foram cenário de filmes como “Olga”, “Meu Nome Não é Johnny”, “Redentor”, além de clipes como o da música “Pesadão”, da cantora Iza. Mas para ensaios fotográficos ou qualquer outra coisa do tipo, é preciso agendar, ok?

Na década de 90 o prédio foi desativado, mas ainda é possível ver alguns maquinários e salas de operações da época em que havia produção industrial por lá.

Com o passar dos anos, as salas e demais espaços da fábrica começaram a ser alugados e ocupados com valores mais em conta pela classe artística, algo muito parecido com o que aconteceu nas décadas de 70 e 80 em Berlim, no pós-guerra, e na Hungria, com o surgimento dos ruins pubs, os bares em ruínas de Budapeste, nos anos 2000.

Maquinários antigos da Bhering
Maquinários antigos

O que ver na Fábrica Bhering

Hoje em dia a Fábrica Bhering é conhecida por ser um polo cultural e criativo no Rio de Janeiro. Pelos seus andares há galerias de arte, ateliês, escritórios, exposições fotográficas e artísticas. Além disso, também há lojas de decoração, de moda independente e até mesmo de chocolates e outros tipos de comidinhas.

Aos sábados, quando acontece o Bhering de Portas Abertas, o local ganha ainda mais vida. Muitos ateliês abrem as suas portas, acontecem workshops, apresentações musicais, culturais e alguns restaurantes ainda fazem um cardápio especial.

A propósito, há três restaurantes na Fábrica Bhering: o De Rose Café & Bistrô, no térreo, o Ricardo Freitas Bistrô, no 2º andar, e o Conflor Vegan, no 3º andar. Nós já almoçamos no De Rose adoramos!

De Rose Café & Bistrô
De Rose Café & Bistrô

Dois destaques especiais são o terraço da fábrica, no sexto andar, com ateliês, muita arte nas paredes e uma vista incrível para o Centro do Rio, e a Livraria da Fábrica, um sebo e livraria com um acervo enorme e que, ainda por cima, é muito fotogênico!

Inclusive, já fica a dica de começar o seu passeio pelo terraço e descer aos poucos pelas escadas, conhecendo cada andar com calma e se encantando com cada manifestação artística.

Atelier do Terraço na Fábrica Bhering
Atelier do Terraço

Onde fica a Fábrica Bhering

A Fábrica Bhering fica no bairro de Santo Cristo, na Rua Orestes nº 28, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Para quem vai de transporte público, a melhor opção é pegar o VLT e descer na rodoviária do Rio. De lá até a fábrica são cerca de 7 minutos andando. 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DESSES PASSEIOS:

– Parque Lage Rio de Janeiro: onde fica, o que fazer e dica de restaurante

– O que fazer em Botafogo: as atrações mais imperdíveis do bairro

– Ilha da Gigóia na Barra da Tijuca: o que fazer, restaurantes e como ir

– 25 destinos de bate e volta do Rio de Janeiro pra você conhecer

Tem estacionamento?

Ao lado da fábrica tem um estacionamento. Porém, não é gratuito. O valor muda de acordo com o dia e se está acontecendo algum evento específico, mas no geral, fica em torno de R$20,00.

Vale ressaltar que a Fábrica Bhering funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h, mas o acesso é permitido somente até às 17h. Além disso, a entrada é gratuita.

Para mais informações, consulte o instagram do local.

Daqui pra onde?

Você pode aproveitar o seu passeio e estender até o Boulevard Olímpico do Rio, onde tem atrações como o Museu do Amanhã, o MAR (Museu de Arte do Rio) e a Yup Star Rio (roda-gigante).

Para um happy hour com direito a pôr do sol, o Bar do Omar, também no Santo Cristo, é uma dica e tanto. Lá tem cerveja gelada, bons petiscos e muito samba. Porém, só vale a pena ir se você não se incomoda com opiniões políticas diferentes da sua, ok?

Bar do Omar Santo Cristo
Bar do Omar

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras