Skip to main content
Passeio de barco em Ilha Grande

Passeio de barco em Ilha Grande: como são as principais rotas na ilha

Se tem algo que não pode ficar de fora da sua lista é fazer um passeio de barco em Ilha Grande! Para a maioria das pessoas – nos incluímos nisso – essa é uma das melhores formas de conhecer as praias de região. Fazer um trekking pela ilha deve ser lindo e emocionante sim. Porém, como nunca tivemos muito mais do que 4 dias por lá, sempre optamos por fechar com alguma agência e cair dentro de uma escuna ou uma lancha, dependendo do nosso orçamento. Existem vários tipos de rotas e passeios. Nós optamos por fazer as principais rotas da ilha e não nos arrependemos! São paisagens que você jamais irá esquecer!

Praia do Caxadaço
Chegando na Praia do Caxadaço durante o passeio de barco em Ilha Grande

 

 

Passeio de barco em Ilha Grande: principais passeios

 

1 – Volta à Ilha

Esse é o passeio de barco em Ilha Grande que mais chama a atenção dos viajantes. É claro que como toda essa fama ele costuma ser o mais caro. Mas posso falar? Compensa cada real investido nos 150 reais por pessoa cobrados pelas agências. Minha dica para esse ponto é: não importa o que aconteça, peça desconto!

Praia de Parnaioca
Lancha em que fizemos o passeio de Volta à Ilha

O passeio de volta à Ilha costuma ocorrer em lanchas que cabem de 12 à 15 pessoas. O passeio dá direito a snorkel, água e gelo. Você pode levar suas próprias bebidas e lanches. Há uma parada para almoço, mas não está incluso no valor do passeio. Recomendo que você leve um lanchinho pois o passeio começa às 10:30 e só retorna lá para umas 18:00.

 

 

O roteiro

Nossa primeira parada foi na Praia do Caxadaço que possui águas super verdes e cristalinas, ótima para snorkelling. Por lá há uma trilha no canto direito da praia que te levará até parte alta de um paredão de pedras. A trilha em si é tranquila e a dica mais importante aqui é seguir o caminho pelas raízes das árvores e não beirando as pedras.

Praia do Caxadaço
No final da trilha pelas pedras na Praia do Caxadaço
Praia do Caxadaço
Essa água verdinha é coisa de outro mundo!

A segunda parada foi em uma praia linda e quase que deserta: Parnaióca. A praia de Parnaióca tem um aspecto meio selvagem que a deixa ainda mais bela. Não há infraestrutura por lá. Você não verá quiosques ou muitos ambulantes. Pra ser sincera, eu não vi nenhum ambulante por lá. Também não há energia elétrica ou sinal de celular. A parte mais especial dessa praia é que no canto esquerdo há um rio que deságua no mar e por isso cria uma lagoa de água doce super gostosa.

Praia de Parnaioca
Praia de Parnaoica e suas areias desertas

 

Confira aqui os melhores hotéis, pousadas e campings de Ilha Grande! Faça a reserva através desse link e ajude o blog a continuar criando cada vez mais conteúdos gratuitos. Você não irá pagar nenhuma taxa a mais por isso e ainda irá nos ajudar a continuar no ar.

 

Praia de Parnaioca
A única construção que tem na praia

 

A nossa terceira parada foi na praia mais famosa da ilha. Aquela que faz o passeio de barco em Ilha Grande se tornar um objeto máximo de desejo, sabe? A Praia do Aventureiro é tudo isso e mais um pouco! Não só pelo coqueiro mais charmoso que você verá hoje, mas também pela cor da água que é de um azul de doer os olhos. Sem dúvidas uma das praias mais lindas da ilha! Por lá também não há muita estrutura. Contei uns dois quiosques bem simples e não vi nenhum ambulante. Vale lembrar que a Praia do Aventureiro é uma reserva ambiental e por isso tem um limite de pessoas por dia para visitá-la. Há alguns campings por lá e caso você queria se hospedar na praia é necessário pegar uma autorização. Você pode ler mais sobre isso nesse link aqui.

Praia do Aventureiro
O famoso coqueiro da Praia do Aventureiro

 

Veja aqui as melhores opções de hospedagem à beira mar em Ilha Grande!

 

Praia do Aventureiro
Esse azul é fora do comum!

A quarta parada do nosso passeio de Volta à Ilha foi na Praia dos Meros. Essa praia é considerada por muitos e principalmente pelos locais como a praia mais bonita da Ilha Grande. Olha, preciso concordar. A água é tão clara, mas tão clara, que no dia que fomos estava escura e ainda assim, estava clara! Coisa mais linda, viu? A faixa de areia é bem pequena e não há nada por lá além de natureza. A praia é realmente deserta.

Praia dos Meros
Uma das praias mais bonitas que eu já vi!
Praia dos Meros
Praia dos Meros
Praia dos Meros
Praia dos Meros

Nossa quinta e última parada foi para o almoço no restaurante La Isla, que fica no Saco do Céu. O restaurante é bem legal e faz jus ao nome: fica encravado em meio à mata atlântica, beirando o mar. Não há nada perto dele além de um outro restaurante um pouco mais à esquerda que também deve ser parada de passeio. Comemos um peixe frito com arroz e pirão e o valor do prato foi de R$80,00 para duas pessoas.

 

-> Mais opções de restaurantes em Ilha Grande

 

 

 

Informações importantes: como essa rota acontece totalmente em mar aberto, esse passeio só ocorre quando o mar se encontra em boas condições de navegação.

 

2 – Meia Volta à Ilha

Esse é um outro passeio de barco em Ilha Grande que atrai muitos turistas. Um pouco mais barato que a Volta à Ilha e tão lindo quanto, esse passeio visita lindas praias e lugares paradisíacos. Na maioria das vezes esse passeio também é feito em lancha e custa cerca de R$130,00 por pessoa. Também é um passeio que dura o dia inteiro e só estão inclusos nesse valor o snorkel, a água e o gelo. Por isso também é recomendado que você leve suas bebidas e um lanche, já que embora tenha parada para o almoço, o mesmo não está incluso no valor.

Meia volta à Ilha
Passamos por algumas pequenas praias no início do passeio de Meia Volta à Ilha

 

O roteiro

As primeiras paradas no passeio de Meia Volta à Ilha foram na Lagoa Verde e na Lagoa Azul. Ambas possuem colorações lindas, porém a Lagoa Azul estava mais pro verde do que pro azul no dia do nosso passeio. O tempo estava bem fechadinho nessa hora e acabou interferindo na cor da água. Os dois lugares são ótimos para a prática do snorkeling e dá pra ver muito peixe por lá!

Lagoa Verde Ilha Grande
Lagoa Verde em Ilha Grande

A parada seguinte foi na Praia de Maguariqueçaba e foi uma parada específica para o almoço. Não importa qual será a sua escolha de passeio de barco em Ilha Grande, sempre terá uma parada para o almoço. O legal dessa praia é que que ela tem um faixa de areia bem gostosa logo em frente ao restaurante, então depois do almoço rola até aquela relaxada na praia. O valor do restaurante é o mesmo praticado em outros lugares.

 

Conheça um paraíso ainda pouco conhecido na Região dos Lagos – RJ!

 

Depois do almoço seguimos para a Praia do Amor, na região do Saco do Céu. Embora pequena, a praia é linda e muita gente pára ali só pra mergulhar mesmo. Tem uma casinha caiçara que dá todo um charme para o local, mas eu não tirei foto dela.

Seguimos então para a última praia do passeio de Meia Volta à Ilha. Paramos na Praia da Feiticeira e água estava tão gostosa que ficamos o tempo inteiro dentro dela e mal tiramos fotos. #meaculpa. A praia estava bem cheia também. Acho que todos os passeios chegaram lá ao mesmo tempos. rs. O mais interessante dessa praia é que a meia hora de trilha dela tem uma cachoeira linda como o nome de? Feiticeira, é claro.

 

 

3 –  Super Sul

Esse foi o único passeio de barco em Ilha Grande que nós fizemos em uma escuna. Sim, embora seja mais caro eu acho a lancha bem mais confortável, principalmente em alto mar. Mas como não somos ricos, esse foi feito de escuna mesmo, já que é mais em conta.

Escuna em Ilha Grande
Início do passeio de escuna em Ilha Grande

A primeira parada foi na Praia de Lopes Mendes e como a escuna não consegue chegar bem próxima à areia, você tem a opção de pegar um bote até a praia por um custo de 15 reais ou então ir nadando. Fomos nadando e foi bem tenso para voltar!

Lopes Mendes
Praia de Lopes Mendes, uma das mais famosas de Ilha Grande

 

-> Se encante com a Praia das Conchas em Cabo Frio – RJ

 

A segunda parada desse passeio é na Praia do Caxadaço, que também é parada do passeio de Volta à Ilha.

Praia do Caxadaço
Praia do Caxadaço

A terceira parada do roteiro Super Sul é na Praia de Dois Rios. Mesmo com o tempo começando a nublar, a praia é bem bonita e tem esse nome porque em cada um de seu cantos tem um rio.

É nessa praia que existiu um lugar muito famoso em Ilha Grande: o Presídio Cândido Mendes, conhecido também como Presídio de Ilha Grande. Hoje em dia é possível visitar as ruínas do antigo presídio e também o Museu do Cárcere, que foi instalado no local. O presídio fez parte da vida de alguns nomes importantes no Brasil. Graciliano Ramos, Nelson Rodrigues e Luiz Carlos prestes foram alguns dos presos políticos que passaram por lá. Também foi nesse presídio que nasceu o Comando Vermelho, a facção criminosa mais famosa do Rio de Janeiro.

 

->Confira nesse post como chegar em Ilha Grande

 

Presídio de Ilha Grande
Ruínas do Presídio de Ilha Grande
Vila de Dois Rios
Antiga Vila de Dois Rios

A última parada desse passeio costuma ser na Ilha de Jorge Grego. Como o tempo ficou muito ruim o marinheiro optou por cortar esse lugar do roteiro e adiantar o retorno para a Vila do Abraão. Não nos importamos muito pois os outros lugares já tinham sido super válidos! E você? Já fez algum passeio de barco em Ilha Grande? Conta aqui pra gente!

 

As melhores ofertas em Ilha Grande você encontra aqui!



Booking.com

 

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração.
Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas.
Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *