Atualizado em 7 de maio de 2021

Com suas ruas de pedra, arquitetura barroca secular, gastronomia impecável e natureza ao redor, Tiradentes é uma das cidades históricas mais charmosas do Brasil. Com tantos museus, igrejas, comidas típicas, trilhas e cachoeiras, decidir o que fazer em Tiradentes é reunir as melhores coisas em uma só viagem.

Na famosa cidade que fez parte do ciclo do ouro no Brasil e que também foi palco do movimento de Inconfidência Mineira você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do nosso país, apreciar belezas naturais e se esbaldar com o melhor da culinária mineira.

Aliás, o fator histórico e cultural é tão forte em Tiradentes que o seu nome é em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, único inconfidente a ser punido com a pena de morte.

Índice do post:

  1. Como chegar em Tiradentes
  2. O que fazer em Tiradentes, MG: principais passeios na região
    2.1 – Tiradentes a noite: o que fazer na cidade
    2.2 – Gastronomia em Tiradentes
  3. O que fazer nos arredores de Tiradentes
    3.1 – Bichinho
    3.2 – São João del Rei
    3.3 – Coronel Xavier Chaves
  4. Roteiro em Tiradentes
    4.1 – O que fazer em Tiradentes em 3 dias
    4.2 – O que fazer em Tiradentes em 2 dias
    4.3 – Roteiro para 1 dia em Tiradentes
  5. Hospedagem em Tiradentes
  6. Quando ir

1 – Como chegar em Tiradentes

Se você sai do Rio de Janeiro ou de São Paulo a melhor forma de chegar em Tiradentes é de carro ou ônibus. Porém, se você mora em outros estados, o melhor a fazer é pegar um voo até Belo Horizonte, onde se encontra o aeroporto mais próximo, e em seguida alugar um carro ou seguir de ônibus.

Se você pretende alugar um carro nós recomendamos a RentCars. Você faz a sua reserva online, assim como o pagamento, que pode ser parcelado em até 12x no cartão.

Carro

Belo Horizonte x Tiradentes: pegue a BR 040 em direção ao Rio de Janeiro e siga até Congonhas. Em seguida, pegue a BR 383 sentido São João del Rei. A viagem tem cerca de 3h20min.

Rio de Janeiro x Tiradentes: pegue a BR 040 (Rio x Petrópolis) sentido Juiz de Fora. Em seguida, vá até Barbacena e pegue a BR 265 sentido São João del Rei e Lavras. A viagem tem cerca de 5 horas.

São Paulo x Tiradentes: siga pela BR 381 (Fernão Dias) em direção a Belo Horizonte. Pegue a BR 265 no trevo para Lavras e siga até Tiradentes. A viagem tem cerca de 6h40min.

Ônibus

Para chegar em Tiradentes de ônibus você deverá ir até São João del Rei e de lá pegar um ônibus até a cidade. Como a distância entre as duas é pequena, algo em torno de 20 km, um táxi também é uma boa opção caso o seu orçamento permita.

Belo Horizonte x Tiradentes: Viação Sandra

Rio de Janeiro x Tiradentes: Viação Paraibuna

São Paulo x Tiradentes: Expresso Gardênia e Viação Útil.

2 – O que fazer em Tiradentes: os principais passeios na cidade

Largo das Forras

Que tal começar as nossas dicas sobre o que fazer em Tiradentes com a principal praça da cidade?

É no Largo das Forras que ocorre boa parte dos eventos de Tiradentes. Além disso, há vários bares, restaurantes e lojas no seu entorno. Também é nessa região que você encontrará a Capela Bom Jesus da Pobreza, possivelmente construída em 1771.

Largo das Forras Tiradentes
Largo das Forras

Igreja Matriz de Santo Antônio

A Igreja Matriz de Santo Antônio é um dos principais passeios em Tiradentes.

Com arquitetura barroca, ela foi construída no Século XVIII e hoje em dia é a segunda igreja com mais ouro no país, totalizando mais de 482 kg no seu interior.

No entanto, toda a sua parte externa também não fica para trás. Você encontrará esculturas do Mestre Aleijadinho e até mesmo um antigo relógio solar.

Além do mais, como a igreja se encontra no alto de uma das ladeiras de Tiradentes, sua vista para a Serra de São José é de tirar o fôlego.

Museu da Liturgia

Bem perto da Igreja Matriz de Santo Antônio você encontrará o Museu da Liturgia. Seu acervo conta com diversos itens sacros datados do Século XVIII ao XX. Dentre tantos objetos, bíblias antigas, pinturas, batinas e móveis chamam atenção dos visitantes.

Vale ressaltar que esse é o único museu latino-americano com essa temática. Portanto, se você gosta desse tipo de passeio, essa é uma dica do que fazer em Tiradentes que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Chafariz de São José

A 500 metros de distância do Largo das Forras se encontra o Chafariz de São José. Esse ponto turístico de Tiradentes foi construído no Século XVIII e era responsável por fornecer água potável aos moradores. Hoje em dia ele continua tendo essa mesma função.

Chafariz de Sao Jose em Tiradentes
Chafariz de São José

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é uma das pérolas de Tiradentes. Construída por escravos, dentro dela você encontrará muitas imagens de santos negros. Além disso, durante muitos anos a igreja era frequentada apenas pelo povo negro.

Como ela estava fechada quando visitamos a cidade, infelizmente não conseguimos conhecê-la por dentro.

Museu Casa de Padre Toledo

O Museu Casa de Padre Toledo era a antiga casa de Carlos Toledo, um homem extremamente afortunado e personagem ativo do movimento inconfidente.

Além de ser um dos casarões mais ricos de Tiradentes, essa casa abrigou grande parte das reuniões da Inconfidência Mineira. Ou seja, visitar esse museu é conhecer um pouco sobre a História do Brasil.

Museu Casa de Padre Toledo
Museu Casa de Padre Toledo

Museu de Sant’Ana

Localizado no prédio da antiga cadeia pública de Tiradentes, o Museu de Sant’Ana possui um acervo com imagens e estátuas de Sant’Ana, conhecida pelos católicos como a mãe de Maria.

Esse foi mais um lugar da cidade que não conseguimos visitar pois se encontrava fechado para manutenção.

Capela de São Francisco de Paula

Se você gosta de mirantes, a Capela São Francisco de Paula tem que entrar na sua lista sobre o que fazer em Tiradentes!

Lá de cima você verá praticamente toda a cidade, além da belíssima Serra de São José. Aliás, dizem que o pôr do sol é lindo de lá!

Trilhas e cachoeiras

Embora Tiradentes seja uma cidade histórica, com muitos museus e igrejas, há muito ecoturismo ao seu redor justamente por causa da Serra de São José.

Com 12 km de extensão, a Travessia da Serra de São José é uma das atividades de trekking mais procuradas na região. Ao longo do caminho você estará imerso tanto na Mata Atlântica como no cerrado.

Em Tiradentes você também pode aproveitar para conhecer algumas cachoeiras. A mais conhecida delas é a Cachoeira do Bom Despacho, bem na beira da Estrada Real, localizada entre Tiradentes e São João del Rei.

Cachoeira do Bom Despacho
Cachoeira do Bom Despacho

Outras cachoeiras para você visitar:

  • Mangue
  • Cachoeira do Índio
  • Cachoeira dos Anjos
  • Paulo André

Marco Zero da Estrada Real

Uma das rotas mais famosas do Brasil, a Estrada Real era o caminho utilizado para transportar ouro e demais minerais de Minas Gerais até o litoral do país. Inicialmente ela ia de Ouro Preto até Paraty, porém, uma nova rota foi feita até o Rio de Janeiro, conforme vocês podem ver na foto abaixo.

Mapa da Estrada Real
Mapa da Estrada Real

Hoje em dia essa é uma rota turística muito procurada pelos amantes de road trips e quem a percorre pode conseguir o passaporte da Estrada Real e até mesmo carimbá-lo.

O Marco Zero da Estrada Real se encontra bem ao lado da Cachoeira do Bom Despacho. Ele é um monumento comemorativo feito em homenagem a sinalização turística do Eixo Principal da Estrada Real.

Nessa mesma área há várias trilhas e um ótimo espaço em meio à natureza, além da cachoeira. Então, fica a aqui a dica do que fazer em Tiradentes para aproveitar um dia ao ar livre.

Marco Zero Estrada Real Tiradentes
Marco Zero da Estrada Real

2.1 – O que fazer em Tiradentes a noite

O melhor lugar para curtir Tiradentes a noite é no Largo das Forras. Muitos bares e restaurantes apostam na música ao vivo e a praça ganha ainda mais vida.

2.2 – O que fazer em Tiradentes para aproveitar o melhor da gastronomia local

Sem dúvidas a culinária mineira é de lamber os beiços e por isso é uma das grandes atrações de Tiradentes. Os restaurantes da cidade são tão incríveis que alguns deles são até mesmo comandados por chefes renomados.

Durante a sua viagem não deixe de experimentar o pastel de angu, o doce de leite, a galinha d’angola e claro, a carne de porco e suas variações.

Algumas sugestões de restaurantes para você colocar no seu roteiro:

  • Bar do Celso
  • Angatu
  • Tragaluz
  • Sabor Rural

Mas não deixe de conferir o nosso post com 10 dicas de onde comer em Tiradentes.

3 – O que fazer em Tiradentes e arredores: bate e volta até as cidades vizinhas

Algumas cidades próximas à Tiradentes também são charmosas e possuem atrações que merecem a sua visita. Confira algumas opções de bate e volta para fazer a partir de Tiradentes.

Bichinho

Situada a apenas 7 km de Tiradentes, Bichinho é um prato cheio para quem gosta de artesanato e boa gastronomia.

Suas ruas são cheias de ateliês e oficinas, cada um vendendo produtos mais bonitos que o outro. Além disso, é em Bichinho que se encontra o famoso restaurante Tempero da Ângela, que com certeza você irá encontrar como sugestão para um almoço em todos os artigos sobre o que fazer em Tiradentes.

Durante a sua visita à cidade também não deixe de conhecer a Casa Torta, o Museu do Automóvel da Estrada Real e o Alambique Mazuma Mineira, um dos mais aclamados e completos da região.

São João del Rei

Apesar de ser uma cidade maior que Tiradentes, São João del Rei também não perde o charme. Seu centro histórico é muito bem preservado e o lugar também guarda muitos causos relacionados à História do Brasil.

Você pode visitar o Museu Ferroviário e o Memorial de Tancredo Neves. Aliás, Tancredo nasceu em São João del Rei e durante anos morou na cidade, o que o tornou um personagem local.

Uma das formas mais interessantes de chegar em São João del Rei é fazendo um passeio de Maria Fumaça a partir de Tiradentes. Inaugurada em 1881 por D. Pedro II, ela é a mais antiga do país ainda em funcionamento.

Quem oferece o passeio é a VLI Logística e a viagem dura cerca de 50 minutos pela estrada de ferro.

Aqui vai uma dica importante: a hospedagem em São João del Rei é mais barata do que em Tiradentes. Se você precisa muito economizar, confira os hotéis da cidade aqui.

Maria Fumaça – Foto: VLI Logística

Coronel Xavier Chaves

A pouca distância de Tiradentes, Coronel Xavier Chaves entrou na nossa lista por dois motivos especiais: o Alambique Engenho Boa Vista e a Queijaria Catauá.

Em funcionamento desde 1755, o Alambique Engenho Boa Vista é o mais antigo do Brasil e pertence à família de Tiradentes, o herói inconfidente. Dentre as suas principais cachaças, a Século XVIII é o rótulo queridinho da casa.

De origem familiar, a Queijaria Catauá produz queijos de forma artesanal e utiliza até os dias de hoje as mesmas técnicas de produção passadas de geração por geração. Além dos queijos, você também irá encontrar vários produtos de charcutaria, banha de porco e itens de cutelaria.

Queijaria Catauá

4 – Roteiro em Tiradentes: para 1, 2 ou 3 dias na cidade

4.1 – O que fazer em Tiradentes em 3 dias

Dia 1 – Centro Histórico de Tiradentes

-Largo das Forras
-Chafariz de São José
-Igreja Matriz de Santo Antônio
-Museu Casa de Padre Toledo
-Rua Direita
-Museu de Sant’Ana (antiga Cadeia Pública)
-Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
-Capela de São Francisco de Paula

Dia 2 – Bate e volta em Bichinho

-Museu do Automóvel da Estrada Real
-Alambique Mazuma Mineira
-Casa Torta
-Almoço no Tempero da Ângela

Dia 3 – Estrada Real, cachoeira e Coronel Xavier Chaves

-Marco da Estrada Real
-Cachoeira do Bom Despacho (mesmo que você não entre)
-Queijaria Catauá
-Alambique Engenho Boa Vista

Outra opção para esse dia é fazer o passeio de Maria Fumaça até São João del Rei

4.2 – O que fazer em Tiradentes em 2 dias

Dia 1

– Roteiro pelo Centro Histórico

Dia 2 – Bate e volta para alguma cidade vizinha

Você pode escolher Bichinho, Coronel Xavier Chaves ou São João del Rei. Aí vai do seu gosto. =)

4.3 – O que fazer em Tiradentes em 1 dia

Para fazer um roteiro de apenas 1 dia em Tiradentes infelizmente você deverá se conter em ficar apenas na cidade, na região do centro histórico. Porém, se você tiver um pouquinho de disposição, dá para cortar alguns museus e igrejas e aproveitar o fim de tarde em Bichinho.

5 – Onde ficar em Tiradentes

Como a maioria dos restaurantes, lojas e bares se encontram no centro histórico de Tiradentes, se possível, escolha uma hospedagem nessa região para facilitar o seu deslocamento.

Se você estiver de carro, não deixe de verificar se o hotel tem estacionamento próprio ou não. Há poucas vagas nas ruas do centro e isso se torna ainda pior em feriados e durante a alta temporada. Você encontrará estacionamentos particulares, porém, eles não são baratos e cobram por hora.

Você pode conferir aqui uma série de hotéis e pousadas no centro com estacionamento próprio.

Nós já nos hospedamos na pousada A Arte de Bem Viver, a 20 minutos de caminhada do centro turístico, e adoramos. Nossa estadia foi perfeita e a pousada entrou para a nossa listinha das melhores que nós já ficamos no Brasil, principalmente em termos de acolhimento.

Outras opções interessantes:

6 – Quando ir à Tiradentes

Tiradentes é uma cidade que pode ser visitada o ano inteiro e como o seu calendário de eventos é enorme, você encontrará festividades em praticamente todos os meses do ano.

Os eventos mais famosos de Tiradentes são a Mostra de Cinema (janeiro), o TremBier (entre abril e maio) e o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Tiradentes (agosto).

Nós já visitamos a cidade no fim do ano, durante o Réveillon, e ela estava linda, ainda cheia de enfeites natalinos.

Tiradentes no Natal
Árvore de Natal no mirante da Capela São Francisco de Paula

Agora que você já sabe tudo sobre o que fazer em Tiradentes, que tal começar a planejar a sua viagem pra lá?

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

PLANEJE A SUA VIAGEM

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.