Atualizado em

Situada a mais ou menos 8 km da sua vizinha mais famosa, Canela também tem aquele ar de cidade pequena. A cidade costuma ser uma boa opção para aqueles que procuram preços mais baixos em hospedagem e restaurantes.
Mas há inúmeras atrações em Canela que fazem dela muito mais que uma opção mais em conta próxima a Gramado. A região possui diversos atrativos que não passam despercebidos por aqueles que estão viajando pela serra.

Atrações em Canela que valem a sua visita


Castelinho Caracol

Durante a nossa passagem pela Serra Gaúcha tiramos um dia para fazer um roteiro de carro e visitar e algumas atrações em Canela. Começamos o passeio visitando o Castelinho Caracol. O local foi construído no início do século 20 e é uma das primeiras residências de Canela.

O Castelinho Caracol mantém sua estrutura original até os dias de hoje, incluindo móveis e utensílios de seus moradores da época.  A casa foi construída toda em madeira de araucária e o interessante é que não foi utilizado um prego sequer em suas paredes.

Castelinho Caracol (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

Hoje em dia o Castelinho Caracol funciona como museu e café. E a parte triste dessa história é que estivemos por lá justamente no período do dia em que ele se encontrava fechado. Fuen Fuen Fuen. O local abre às 9:00 e fecha às 13:00 para almoço, reabrindo novamente às 14:20 e ficando aberto até às 17:40. Os ingressos custam 10 reais (julho/2016), e você pode ver maiores informações aqui no site deles.

Castelinho Caracol (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

Ok. Diante dessa nossa falha, tentamos superar o fato de que além de não conhecer o local por dentro, também não iríamos experimentar o famoso Apfelstrudel que eles servem no café. A receita é tradicional da família Franzen, antiga moradora do local. Dizem por aí que sua produção continua sendo feita de forma artesanal até hoje. Caso vocês a provem, sintam-se na liberdade de vir aqui e nos fazer inveja. rs

Castelinho Caracol (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

Parque do Caracol

De lá seguimos para o Parque do Caracol totalmente encorajados a descer os 751 degraus para chegar bem próximo ao pé da Cascata do Caracol. Estacionamos dentro do parque e seguimos a uma das atrações em Canela que mais cansa os turistas. Bem próximo ao local onde se estaciona há um feirinha. É possível encontrar artigos de artesanato, vestuário e outras miudezas. Andamos um pouquinho por ali, mas não ficamos muito tempo.

Confira todos os nossos posts sobre Gramado e arredores!

Parada para descanso (Foto: Carioca Sem Fronteiras)
Cascata do Caracol vista da base (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

Caso você não esteja disposto a descer todos esses degraus, há um mirante espetacular com vista para a Cascata do Caracol. Dali mesmo já dá pra descolar belíssimas fotos se você tiver um pouquinho de paciência para disputar o melhor ângulo com os outros turistas.

Cascata do Caracol vista do mirante do parque. (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

Mais atrações no Parque do Caracol

Bem perto há um observatório com vista para todo o parque. Não fomos até ele, mas caso se interesse em ir, você será conduzido por um elevador a uma altura de 27 m e terá uma visão panorâmica do local. O Parque do Caracol também conta com trilhas ecológicas, centro histórico ambiental, restaurante, lanchonete e banheiros.
Para entreter a criançada há a Estação Sonho Vivo, de onde parte um trenzinho que conta a história da região enquanto percorre um percurso de 800 m pelo parque.

Caminhos pelo Parque do Caracol (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

Parque da Ferradura

Seguimos estrada em direção ao Parque da Ferradura que fica um pouco mais distante do miolo de atrações turísticas mas é uma das atrações em Canela onde deixamos nossos corações.
Muitas pessoas não vão até lá, mas para a nós era imperdível. E sinceramente, foi um dos locais que mais curti na viagem. Não que o Parque do Caracol não seja bonito. Ele é sim lindo. Mas acredito que a rusticidade e a tranquilidade do Parque da Ferradura mexeram comigo.

Parque da Ferradura (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

O local conta com várias trilhas. Algumas são de fácil acesso e levam a mirantes com diferentes ângulos de visão para o Vale da Ferradura e seus cânions. São paisagens para guardar pra sempre na memória.
Fora que como o local é menos procurado por turistas a sensação de paz e sossego transmitida pela natureza se faz bastante presente.

Mirante do Vale da Ferradura (Foto: Carioca Sem Fronteiras)
Rio Santa Cruz (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

Estrutura do Parque da Ferradura

Lá há apenas uma lanchonete vendendo opções simples de lanches e bebidas. Caso você queira passar o dia, há uma área com gramado onde há playground para a criançada e churrasqueiras que podem ser utilizadas. Mas é necessário o pagamento de uma taxa referente ao custo de manutenção das mesmas. (a utilização é por ordem de chegada e é necessário levar todos os utensílios).
Por todo o Parque da Ferradura é possível avistar a presença de inúmeros pássaros, macacos-pregos, cutias e quatis. Mas vale lembrar que a orientação é de nunca alimentar esses animais.

Parque da Ferradura (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

O centrinho de Canela

O dia já estava próximo de escurecer, então aproveitamos para dar uma esticadinha rápida até o centro de Canela e por falta de tempo acabamos andando pouco por lá.
Em volta da praça principal há inúmeras lojinhas de roupas e artesanatos com preços mais atraentes que Gramado. E bem no meio da praça encontra-se a atração principal da cidade: a Igreja da Matriz, conhecida como Catedral de Pedra de Canela devido ao seu estilo gótico de construção.

Catedral de Pedra (Foto: Carioca Sem Fronteiras)

Depois de um dia de tantos passeios como esse, só mesmo um rodízio de fondue e uma taça de vinho para recarregar as energias.
Tim tim!

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment