Atualizado em 14 de março de 2023
Gostinho da Itália na Serra Catarinense? Sim, é isso mesmo que você leu. A Leone di Venezia consegue produzir vinhos de altitude de altíssima qualidade com uvas italianas.
Localizada em São Joaquim, a vinícola em estilo italiano foi um dos pontos altos da nossa viagem, não só pelos seus rótulos premiados como também pelo cenário em que ela se encontra.
A Leone di Venezia
Após mais de 30 anos de carreira executiva, o proprietário Saul Bianco reacendeu seus sonhos e origens ao inaugurar a vinícola Leone di Venezia, em 2016. Descendente de família italiana, após se aposentar e morar um ano na Itália para estudar enologia, ele decidiu plantar uvas italianas em terras brasileiras.
As primeiras foram plantadas em 2008 e de lá para cá foram muitos testes. Hoje em dia, a vinícola destaca o cultivo de cerca de 13 tipos diferentes de uvas italianas em cinco hectares de parreirais.
Mas a história de Saul com o vinho já é antiga e remete aos seus ancestrais. Seu avô foi um imigrante italiano em Caxias do Sul que manteve a tradição de produzir seu próprio vinho. Além disso, como tinha muita habilidade para trabalhar com madeira, começou produzir pipas e barricas para armazenagem de vinho. Com o passar dos anos o avô de Saul criou sua própria empresa e se consolidou nesse mercado.
Como chegar na vinícola
O acesso à Leone di Venezia é bem tranquilo e apesar de ter um trecho em estrada de terra, não há dificuldades ou perrengues. Qualquer tipo de carro vai numa boa.
A vinícola faz parte da Rota dos Vinhos de Altitude e fica em Morro Agudo, uma região de São Joaquim a cerca de 10 km do centro da cidade e a 1.280 metros de altitude. O caminho é pela SC 114 e ao longo dele você verá várias outras vinícolas, como a Villa Francioni, D’Alture e a Vinhedos do Monte Agudo.
Não há transporte público até o local, o que significa que a melhor forma de chegar é de carro ou contratando algum passeio privado. Nós fomos de carro, já que alugamos um para percorrer as cidades da Serra Catarinense.
Se você também pretende alugar um carro recomendamos a RentCars, onde você verá as melhores locadoras com carros disponíveis e pode fazer o pagamento parcelado no cartão de crédito.
Uvas e vinhos da Leone di Venezia
Os destaques da vinícola são as tintas Sangiovese, Montepulciano, Aglianico, Primitivo e Refosco dal Pendunculo Rosso.
Já com as castas brancas, a Garganega, Grechetto, Vermentino, Verdello e Gewürztraminer predominam, com uma atenção especial para essa última, que dá origem ao vinho Oro Vecchio, em estilo âmbar/laranja. Nós adoramos ele!
Dgustação na vinícola Leone di Venezia
Inspirada no palácio italiano Villa di Maser do artista Andrea Paladio, que fica em Treviso/Vêneto, a arquitetura da Leone di Venezia é uma obra-prima. Some a isso todo o cenário de montanhas e parreirais ao redor e já seria suficiente para um passeio de sucesso.
Mas a degustação na vinícola vale a pena e entrega um tour cheio de informações. Afinal, eles fazem questão de mostrar o processo de produção, além de contar e explicar sobre as castas e a história da Leone di Venezia em si. Aliás, o anfitrião da nossa degustação foi o próprio Saul, que fez questão de contar todos os detalhes com muita paixão.
A degustação custa R$75,00 por pessoa, acontece de terça à sábado, às 10:30 e 15:00, inclui a visitação e precisa ser agendada com antecedência. Ela dura em torno de 1 hora e inclui 5 rótulos diferentes de vinhos.
No dia da nossa visita experimentamos o Palladio (2019), Sangiovese (2020), Oro Vecchio (2021), Rialto (2021) e Pregiato (brut).
Tour pela vinícola
Após a degustação, recomendamos explorar com calma a vinícola Leone di Venezia. Há uma área com lojinha e receptivo, onde você pode consumir algumas taças de vinho acompanhadas de bons petiscos. Também é nessa loja que você pode comprar alguns rótulos para levar para casa.
Perca um tempo por ali aproveitando os cantinhos charmosos e dê um pulo no terraço com vista panorâmica.
E não podemos esquecer de toda a parte externa da vinícola, que é linda que só! Com jardins, mesinhas e cadeiras perfeitamente dispostas para contemplar a natureza e as montanhas.
Além disso, os parreiras são um charme e também vale dar uma passeada por lá. Enfim, é que um atrativo que merece estar no seu roteiro pela Serra catarinense!
O que fazer nos arredores
Nós passamos por São Joaquim apenas para conhecer a vinícola, enquanto saíamos de Urubici e íamos em direção a Bom Jardim da Serra. Mas, como o forte da cidade é a produção de vinho, aproveite para conhecer outras vinícolas da região.
SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras
- Confira a nossa página de descontos ativos e economize agora na sua viagem!
- Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
- Reserve seus hostels através do Hostelworld e garanta a sua hospedagem nos melhores hostels do mundo.
- Compre seu seguro viagem com a Real Seguros e tenha os maiores descontos e as melhores formas de pagamento, inclusive parcelando em várias vezes no cartão de crédito
- Reserve os melhores passeios e experiências com a Get Your Guide e com a Civitatis.
- Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão e sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
- Faça o câmbio de moeda estrangeira para a sua viagem com a melhor cotação de forma prática e segura.
- Compre seu chip de viagem internacional da America Chip e tenha internet para usar no exterior.
- Compre seus equipamentos fotográficos e roupas de inverno com descontos e preços imperdíveis na Amazon.
- Adquira seus ingressos antecipados através da Tiqets e evite filas nas atrações mais famosas do mundo.