Atualizado em 16 de setembro de 2023

Quem diria que uma antiga pedreira desativada se tornaria um dos lugares mais procurados em Curitiba? O Parque Tanguá encanta com tamanha beleza, natureza e um dos visuais mais bonitos da cidade.

É um refúgio para quem quer aproveitar o dia ao ar livre, praticar exercícios ou apenas apreciar o cenário dos mirantes.

Parque Tanguá em Curitiba
Parque Tanguá

O Parque Tanguá

Com cerca de 235 mil m², o Parque Tanguá é uma das principais dicas do que fazer em Curitiba. Sempre muito procurado por turistas e moradores, dificilmente você o encontrará vazio, ainda mais pelo fácil acesso e comodidade da visita.

Lago, cascata e jardins dividem o espaço com chafarizes e espelhos d’água, tudo em perfeita sintonia para deslumbrar até mesmo os olhares mais acostumados.

E a estrutura do local ainda é capaz de proporcionar duas visitas em uma só. Afinal, como o Parque Tanguá é divido em parte alta e baixa, o visitante tem experiências diferentes ao conhecer um dos mais famosos parques em Curitiba.

Parque Tanguá em Curitiba
Parte baixa do parque

DICA DE HOSPEDAGEM: os melhores bairros para se hospedar em Curitiba são o Centro, onde você estará perto de tudo e encontrará os melhores preços, e o Batel, que é a área mais nobre da cidade, onde você também ficará bem localizado. Nós ficamos no Go Inn (Batel), um hotel 3 estrelas com bom custo x benefício e valeu a pena.

O que ver na parte baixa do Parque Tanguá

Passarelas te levam até o deck de madeira na parte baixa do parque. À sua frente, um lago e uma cascata com 65m de altura são os melhores anfitriões. A queda d’água é tão bonita que a gente esquece que é artificial.

Os paredões de pedra também revelam alguns segredos, como um antigo túnel que infelizmente está fechado para visitação hoje em dia.

Parque Tanguá em Curitiba
Parque Tanguá

Nos arredores, uma área para caminhada é um convite para o exercício físico. Mas, se essa não é a sua praia, basta se sentar em uma das mesas da lanchonete e pedir a sua bebida preferida enquanto admira o ambiente.

A vivência pode se tornar ainda melhor ao descobrir que tem um estacionamento bem pertinho disso tudo. Ou seja, dá pra ir de carro e parar a poucos minutos de caminhada de toda essa maravilha.

O que ver na parte alta do Parque Tanguá

Da parte baixa para a parte alta do Parque Tanguá, ou vice-versa, você tem a opção de subir por algumas escadas ou ir de carro até o estacionamento seguinte.

Quem vai de escadas é recompensado ao ter acesso a vista panorâmica do lago com araucárias ao fundo ainda pelo caminho, mas o melhor cenário ainda está por vir.

Parque Tanguá
Parte alta do Parque Tanguá

Na parte alta, quem te dá as boas-vindas são o jardim Poty Lazzarotto – uma homenagem ao artista plástico curitibano –, uma construção em estilo de castelinho e um chafariz. Tudo muito belo, mas falta o grand finale.

Para isso, caminhe pelos jardins em estilo francês e atravesse toda a área até chegar ao deck metálico. Pronto, você estará no mirante do Parque Tanguá em Curitiba e dificilmente não vai se apaixonar com o que enxergar.

Mirante em Curitiba
Mirante do Parque Tanguá

Ao final do passeio, você pode comer algo na lanchonete da parte alta ou comprar algum souvenir. Mas se estiver visitando o Parque Tanguá perto do horário do fim de tarde, fique por aqui mais um tempo. Dizem que esse é um dos melhores lugares para ver o pôr do sol em Curitiba.

Fim de tarde em Curitiba
Pôr do Sol – Foto:Matheus Zanon / Wikimedia Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

Como chegar no parque

O Parque Tanguá fica no bairro de Pilarzinho, no norte da cidade. Ele é uma das paradas da Linha de Turismo de Curitiba, ou seja, essa pode ser uma opção para você conhecê-lo. Alternativas mais tradicionais são os ônibus da cidade, como a linha alimentadora Santa Felicidade / Santa Cândida e a linha convencional Nilo Peçanha.

Como alugamos carro, fomos por conta própria e usamos os estacionamentos do parque. Aliás, não houve cobrança para estacionar.

Para aluguel de carro no Brasil e no exterior nós indicamos a RentCars, onde você compara os melhores preços e pode fazer a reserva online, parcelando no cartão de crédito.

Outra forma de visitar o Parque Tanguá é contratando um tour de 1 dia na cidade, onde você também passará por outros pontos turísticos, como o Jardim Botânico de Curitiba, a Ópera de Arame e o Bosque do Papa.

Dicas práticas para a sua visita

A entrada para o Parque Tanguá é gratuita e ele funciona das 6h às 20h, diariamente. No entanto, a lanchonete só está aberta das 8h às 19h, também diariamente. Além disso, há banheiros no local.

Mapa do parque

Mapa do Parque Tanguá
Mapa do Parque Tanguá

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS E NOS ACOMPANHE EM TEMPO REAL =)
Instagram: @cariocasemfronteiras
Facebook: /cariocasemfronteiras

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Carioca Sem Fronteiras