Neve em Ushuaia

Ushuaia no inverno: onde curtir a neve na cidade

Vocês sabiam que essa é a cidade com a maior temporada de neve da América do Sul? Com temperaturas que costumam ser bem baixas até mesmo no verão, Ushuaia no inverno pode inicialmente te assustar pelo frio. Mas te garanto que não faltarão atividades para você curtir a neve por lá e certamente irá se encantar e se divertir.

Glaciar Martial Ushuaia no inverno
Base do Glaciar Martial

 

Ushuaia no inverno: onde tem neve?

Pra ser sincera, Ushuaia tem neve até no verão (rs). Mas isso é assunto pra um outro post e já explicamos tudinho nesse aqui. Mas a primeira resposta que vem à cabeça é: em tudo quanto é canto. Sério, não é exagero. Ushuaia no inverno é sinônimo de neve.

Ruas de Ushuaia
Completamente apaixonado por essas ruas!

As montanhas ficam nevadas do início ao fim. As ruas ficam cheias de neve. Os jardins das casas bem branquinhos e até mesmo a neve em cima dos carros deixa tudo mais charmoso. Sei lá, mas para uma snow lover como eu é fascinante ver a cidade desse jeito. Eu acho tudo simplesmente encantador!

Inverno na cidade de Ushuaia
Fazendo a mocinha hahaha

Mas vamos deixar meus devaneios de lado porque se você entrou nesse post é porque quer saber de Ushuaia no inverno e quer saber onde curtir a neve na cidade.

 

1 -Esqui e Snowboard

Ushuaia possui dois centros de esqui e snowboard: Cerro Castor e Glaciar Martial.

O Cerro Castor é o maior e mais famoso centro de esqui da cidade e por isso é o mais procurado por quem vai curtir Ushuaia no inverno. O local possui 31 pistas de esqui de níveis diversos e a qualidade da neve de lá é tão boa que muitas pistas são homologadas pela Federação Internacional de Esqui. Sabe a famosa neve powder, bem fofinha, objeto de desejo dos esquiadores? Lá tem!

Cerro Castor
Cerro Castor (Créditos: www.cerrocastor.com)

O centro de esqui possui 12 meios de elevação, entre teleféricos e magic carpet, e duas lojas para aluguel de equipamentos. Os inciantes no esporte também podem contratar aulas com os instrutores. Além disso, são 7 restaurantes e lanchonetes com vista para as montanhas e wifi liberado na base da estação e em toda vila.

É claro que toda essa estrutura possui um precinho não tão camarada. O passe de um dia na alta temporada custa em torno de 985 pesos (valores da temporada de 2017). Ou seja, cerca de 205 reais só para esquiar. Sem contar o aluguel dos equipamentos.

Cerro Castor
Foto: www.cerrocastor.com

Nós não fomos até o Cerro Castor e ele não foi nossa escolha para o snowboard, o que nos leva ao próximo tópico. rs

 

Snowboard no Glaciar Martial

É no Glaciar Martial que fica o centro de esqui do povoado e foi lá que praticamos snowboard. Nossa escolha foi puramente estratégica e claro que vou explicar o motivo.

Pausa para foto

Quando decidimos ir pra Ushuaia no inverno queríamos fazer pelo menos dois dias de snowboard. Pesquisa vai, pesquisa vem, chegamos a conclusão que o Cerro Castor sairia muito caro para o nosso planejamento. Teríamos que pagar o aluguel do equipamento, o passe de esqui para dois dias e pelo menos uma aula de snow, já que o meu único contato com esportes de neve havia sido no Snowland de Gramado.

Se você quiser saber mais sobre Gramado e o Snowland é só clicar aqui.

Snowboard no Glaciar Martial
Nós só precisamos alugar os equipamentos pois já tínhamos toda roupa para neve

Está procurando boas opção de hospedagem em Ushuaia? Então confere esse link aqui. Reservando seu hotel aqui pelo blog você garante excelentes preços e ainda ajuda o Carioca Sem Fronteiras a continuar no ar criando conteúdos gratuitos. Você não irá pagar nenhuma taxa a mais por isso.

 

Snowboard Glaciar Martial
Snow no Glaciar Martial

 

A estrutura

No Glaciar Martial você paga somente o aluguel do equipamento e das roupas, caso você não os tenha. Não é necessário pagar nenhum tipo de passe e para os iniciantes é uma ótima opção. Mas nem tente comparar a estrutura de lá com o Cerro Castor. O local conta apenas com um lift para a pista principal e um “fora de pista” para quem já domina o esporte. Na base também há uma pequena pista para os iniciantes e é lá que acontecem as aulas de esqui/snow.

Snowboard Glaciar Martial
Quem vê até pensa que sou uma snowboarder hahaha

Por lá também tem uma lanchonete, um restaurante e uma casa de chá que é uma atração à parte. Além disso, todo o entorno é lindo e com certeza vai render um monte de fotos!

 

Nós almoçamos na casa de chá do Glaciar Martial e contamos nossa experiência nesse post aqui.

 

La Cabana Casa de Té
Entrada para o restaurantes e casa de chá
La Cabana Casa de Té
Casa de Chá (ou Cabana de Té)

Nós fizemos dois dias inteiros de snow. Chegamos lá de manhã e saímos só no final da tarde. Nesses dois dias fizemos duas aulas e achamos que valeu muito a pena, principalmente pelo preço. O aluguel dos equipamentos de snowboard custa na faixa de 350 pesos e os de esqui na faixa de 280 pesos, ambos valores na alta temporada (valores de 2017). Ou seja, bem menos de 100 reais. Para maiores informações sobre valores consulte o site oficial aqui.

La Cabana Casa de Té
O entorno é uma graça. Com neve pra todos os lados

 

2 – Centros Invernais

Se você viajar para Ushuaia no inverno não deixe de conhecer um Centro Invernal. Ao todo, são 11 centros espalhados pela cidade onde você pode fazer desde patinação no gelo à travessias de esqui.

Centro Invernal Tierra Mayor
Centro Invernal Tierra Mayor

Os mais famosos da cidade são Tierra Mayor, Las Cotorras e Valle de Lobos, sem contar os centros de esqui que já falei ali em cima. Você pode escolher um deles e fazer passeios de trenó, caminhadas com raquetes de neve, andar de quadriciclo, pilotar moto de neve e muito mais. Pode também fazer o seu boneco de neve e tá tudo certo. Tá, o nosso ficou feio, eu sei. Mas era o que tinha no momento! haha. Nós escolhemos o Tierra Mayor e alugamos uma moto de neve. Contamos tudo aqui nesse post.

Boneco de neve em Ushuaia
Nossa tentativa de boneco de neve haha

 

E onde mais posso curtir a neve?

Olha, sem pestanejar eu diria que curtir a neve na própria cidade também é uma das coisas mais legais de se fazer. Fica tudo tão lindo que dá vontade de parar toda hora para tirar fotos. Acho que os filmes de Hollywood contribuíram ainda mais para eu me encantar com Ushuaia no inverno… tá bom, tá bom. Já estou devaneando de novo, né?

Ushuaia
Quero essa casa com esse neve pra mim!!!

 

Ruas de Ushuaia
Apaixonados por essa neve nas ruas

 

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

13 thoughts to “Ushuaia no inverno: onde curtir a neve na cidade”

  1. O frio não assusta nãaaao! Eu adoro! E tenho muita vontade de conhecer Ushuaia e ver a neve de pertinho, nunca vi….rs.
    Adorei as dicas dos centros invernais, nem sabia que existiam…hehe.
    Beijos!
    Amei o post!

  2. Minha BFF tá em Ushuaia neste instante e está amando. Ainda bem que tem os relatos de vocês porque ela morre de preguiçada dar dicas, rs.

  3. Ah que lindo!!! Eu também adoro neve <3
    Amei as dicas, amiga! Juro que o lugar nunca esteve na minha listinha, mas me encantou. Até mesmo o fato de ter essa estação de esqui mais "acessível" para os iniciantes me animou 🙂
    As fotos estão lindas e adorei vocês modelando durante a descida kkkk
    Beijinhos

  4. A Patagônia é incrível mesmo! Engraçado que as pessoas pensam que não tem muito o que fazer na neve, mas há sempre muitas atividades organizadas, as pessoas que moram lá sempre se divertem!

  5. Tenho verdadeira paixão por conhecer o Ushuaia e acho que por estar tão perto, acabo deixando pra depois. Foi ótimo ler seu post e me relembrar desse desejo. Já está salvo para consulta posterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *