Tiradentes: A perfeita união entre gastronomia e história

Tiradentes é aquele tipo de cidade do interior que apaixona à primeira vista. Tudo bem que pra gente ela é ainda mais especial. Lá foi o local escolhido para ficarmos noivos (com direito a surpresa para mim, claro!), mas a paixão vai muito além disso.
Sabe aquela cidadezinha com ruas de pedras, casarões coloniais, bate papo na esquina, caminhada sem pressa, cafezinho após almoço, comida mineira e muita história para ouvir? Impossível não se encantar com essa cidade. Sua história e sua arquitetura realmente impressionam. Impossível também não sair de lá com uns quilinhos a mais na balança. Tiradentes tem uma gastronomia impecável! Nisso os mineiros realmente arrebentam e a cidade é famosa por possuir restaurantes estrelados.

Testamos alguns restaurantes da cidade e você pode conferir nossa orgia gastronômica aqui no blog!

Pelas ruas…
Ladeiras e escadas de Tiradentes te convidam para a foto.

Com tantos pontos históricos pelo caminho, vale a pena tirar um dia inteirinho para conhecer a história da cidade. A cidade fez parte do ciclo do ouro e alimentou de forma tão forte a Inconfidência Mineira através de Joaquim José da Silva Xavier, o famoso Tiradentes. Ele nasceu por lá, dentro dos porões da casa de Padre Toledo, que hoje é um museu. A curiosidade é que a cidade só passou a ter esse nome em 1889, após a proclamação da república. Naquele período seu nome ainda era Vila de São José del Rei.

Veja como é visitar um alambique de mais de 200 anos!

Cidade brilhando à noite
Vielas charmosas

Pontos turísticos imperdíveis em Tiradentes

A principal praça da cidade e seu ponto de partida é o Largo das Forras. O local tem esse nome porque era onde os escravos recebiam sua cartas de alforria. No seu entorno existem vários casarões que hoje abrigam lojas, bares, restaurantes. Há também algumas opções de hospedagens e as famosas charretes que levam os turistas a um pequeno passeio pelas ruas históricas. Também é por lá que se encontram alguns eventos do Festival de Gastronomia de Tiradentes, que ocorre todo ano no fim do mês de agosto.

>>>>>>>>Confira aqui os melhores hotéis de Tiradentes! Aproveite e faça a sua reserva por aqui. Você garante os melhores preços, não paga nenhuma taxa a mais por isso e ainda ajuda o blog a criar cada vez mais conteúdos gratuitos!

Largo das Forras à noite

A cerca de 500 metros do Largo das Forras encontra-se o Chafariz de São Jose. O chafariz foi construído em 1749 como fonte de abastecimento de água potável para os moradores da cidade e para ser bebedouro de cavalos. A água que sai dali vem da Serra de São José através de um aqueduto, e é comum ver algumas pessoas bebendo dessa água. Particularmente, não me senti a vontade para provar da água e fiquei triste com o aspecto do chafariz. Me pareceu um pouco mal cuidado. Uma pena.

Mal preservado… que pena!

Matriz Igreja de Santo Antônio: a construção mais famosa da cidade

No alto da ladeira, rodeada pela Serra de São José, está a construção barroca mais famosa da cidade: A Matriz de Santo Antônio.
Com uma linda vista para a cidade, a igreja faz os olhos brilharem assim que você entra nela. É tanto dourado no altar que é impossível não se impressionar. O estado de conservação do ouro que ali se encontra é um trabalho de bater palmas. Infelizmente não é possível tirar fotos dentro da igreja, você irá ficar apenas como aquela sensação de “se meus olhos pudessem tirar fotos…”

Igreja Matriz de Santo Antônio Sempre cheia…
Vista da Serra de São José

Sua construção começou em 1710 e levou décadas para ficar completamente pronta da forma como vemos hoje. A fachada da igreja, que é uma beleza à parte, fica por conta do Mestre Aleijadinho.

Detalhes da fachada
Vista da igreja

Museus em Tiradentes

Em uma das ruas de acesso à Igreja da Matriz encontra-se o Museu Padre Toledo. O local foi sede de muitas reuniões da Inconfidência Mineira, visto que o próprio padre também era um dos inconfidentes. É lá que encontra-se o maior acervo de pintura de teto da cidade de Minas Gerais. Infelizmente também não estava podendo fotografar dentro do local.

Existem outros museus em Tiradentes, como o museu de Arte Sacra, localizado na antiga cadeia da cidade, porém estava fechado quando estivemos por lá. Há também o Museu do Automóvel, no caminho para a cidade de Bichinho, o qual visitamos e contamos para vocês aqui.

Museu Padre Toledo visto de fora

Outro local que vale a pena conhecer é a Capela São Francisco de Paula. A capela fica bem no alto da cidade e proporciona uma linda vista da Igreja Matriz de Santo Antônio e da cidade no geral.
Dizem que o pôr do sol é lindo lá de cima. Demos azar de deixar para fazer a visita justamente no dia em que não havia sol.Mas ainda assim, não tirou a beleza do lugar.

Vista da Capela
Capela
Vista da capela à noite

Se você estiver de carro ainda pode dar um pulinho no Marco Zero da Estrada Real, a famosa estrada que liga Paraty e Ouro Preto. O Marco está localizado no município de Santa Cruz de Minas, entre as cidades de Tiradentes e São João del Rei.

Marco Zero da Estrada Real

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *