Atualizado em

Tá! Tudo bem que todo mundo quer conhecer Santiago do Chile durante o inverno. Eu te entendo! Também estou doida para dar um pulinho lá na temporada de esqui, subir o Valle Nevado e coisa e tal. Mas Santiago sem neve é possível. E não deixa de ser nem um pouco interessante. Mas… O que fazer por lá?

 

Centro Histórico

Como a maioria das capitais da América do Sul, Santiago possui um Centro Histórico bem interessante. Por lá você verá o Palacio La Moneda, sede oficial do governo, e pode até visita-lo por dentro. É possível assistir a troca da guarda do Palácio que ocorre dia sim, dia não, às 10 horas da manhã. Verifique se o dia que você está indo é o dia sim. (rs) No local também há o Centro Cultural La Moneda, que costuma abrigar várias exposições de arte e afins.

Andando ali pelo centrinho você também verá a Plaza de Armas (sim, em todos os países com colonização espanhola tem uma Plaza de Armas haha). Em frente a Plaza tem a Catedral Metropolitana de Santiago, que segue a mesma linha da Catedral do Rio, de Buenos Aires, Lima, etc.
É impressionante como a Plaza de Armas fica lotada de chilenos curtindo o dia!

 

Bairro Paris – Londres

Bom, é um bairro pequenininho que compreende apenas dois quarteirões. Ou, mais precisamente, o cruzamento entre duas ruas: Calle Paris e Calle Londres.
Alguns costumam dizer que é um pedaço da Europa em Santiago. E suas ruas, construções e cafés (deve ter uns dois ou três) lembram mesmo. É uma graça andar por ali.
Por lá você também pode visitar a Iglesia de San Francisco, que é a mais antiga da cidade.

 

Cerro Santa Lucia

Um dos locais mais famosos de Santiago, o Cerro Santa Lucia fica localizado no bairro de Lastarria. Possui um mirante que te renderá belas fotos das Cordilheiras, se o tempo estiver bom e sem névoas, claro. Rs
O local foi uma antiga fortaleza durante o período de guerras, sendo possível ver alguns itens daquela época por lá. O lugar é lindo, todo arborizado e vai ser comum ver alguns chilenos deitados na grama aproveitando o dia e o sol.
Tenha disposição para subir e descer as inúmeras escadas que têm por lá. No final, renda-se para provar uma bebida tipicamente chilena: mote com huesillos… Antes fosse um Pisco, viu?

 

Cerro San Cristobal

Esse é o Cerro mais alto de Santiago. Com seus 880 metros de altura, é possível ter uma super vista das Cordilheiras… se a névoa de poluição deixar, né? Não demos sorte e todas as nossas fotos saíram desse jeito aí que vocês vão ver.
O Cerro San Cristobal fica localizado no bairro Bellavista e para subi-lo você pode optar por trilhas ou pelo funicular (tipo um bondinho/trem). Caso opte pelo funicular, é necessário comprar o ticket.
Por lá tem um zoológico, que nós não fomos, mas dizem que se estiver com crianças vale a pena. No alto do Cerro possui uma igreja e um Santuário de Imaculada Conceição. O local é bem bonito.

 

Museus

Sim, Santiago tem vários museus legais. Porém, nós não fomos em nenhum. Ficamos poucos dias por lá e depois seguimos viagem para o Deserto do Atacama. Contamos sobre o deserto nesse post aqui.
Antes de viajar lemos sobre o La Chascona, que é uma casa-museu do escritor chileno Pablo Neruda e sobre o Museu de Arte Pré Colombiana, que é um museu arqueológico com peças indígenas pré chegada de Colombo nas Américas. Ambos pareciam bem interessantes.

 

Vinícolas

O vinho chileno é bastante conceituado no mundo todo e isso deve-se ao fato do clima e solo da região serem bem propícios para a produção de castas de uva. A melhor parte disso tudo é que existem inúmeras vinícolas bem pertinho de Santiago, podendo até mesmo ser alcançadas por meio de transportes públicos.
Nós optamos por conhecer a Vinícola Concha y Toro, que é bastante conhecida por aí. E fomos até ela de metrô e ônibus. Super fácil e tranquilo como contamos nesse post aqui.

 

Mercado Central

Esse é outro local que infelizmente não conhecemos. Por um erro de cálculo no roteiro o dia acabou ficando puxado e tivemos que deixar passar essa atração.
No Mercado Central existem inúmeras lojas de artesanato e restaurantes, e dizem ser um bom lugar para provar a famosa Centolla, aquele caranguejo gigante. Não sei sobre os preços, mas provavelmente não deve ser nada muito baratinho não.

 

Viña del Mar e Valparaíso

Ok. Esse passeio não é exatamente em Santiago, mas pelo fato das duas cidades estarem a 140km de capital, vamos dizer que esse é um dos bate e volta mais famosos para quem está por lá. Veja nesse post aqui como foi o nosso bate e volta até as duas cidades.

 

Valle Nevado

Ué, Valle Nevado sem neve? Sim, gente. É possível visitar o local fora da temporada de inverno. Eu também concordo que a graciosidade mesmo se dá em ver aquilo tudo branquinho, mas existem várias atividades que podem ser feitas nas outras estações do ano. Fora que você terá imagens belíssimas das Cordilheiras dos Andes para contemplar.
Nós não fomos até lá porque estávamos com a mente bem fechada pelo fato de que não iríamos ver neve e hoje em dia nos arrependemos de não ter feito um passeio até lá.

 

Dicas de Santiago:

  • Santiago tem uma boa linha de metrô. Use e abuse dela! Fique atento apenas às tarifas que mudam de valores de acordo com o horário. Se você for utilizar o metrô muitas vezes o ideal é comprar a Tarjeta BIP, que pode ser compartilhada. Saiba mais nesse site aqui.
  • Caso você vá fazer trajetos internos de ônibus entre as cidades, vale ressaltar que as rodoviárias no Chile são diferentes das do Brasil. Cada empresa de ônibus tem seu próprio terminal.
  • No centro da cidade existem inúmeras casas de câmbio e o point delas é na Calle Augustina.
  • O clima por lá é bastante seco. Portanto, leve use labial, hidratante e protetor solar.

 

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

 

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

 

 

Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

2 Comments

Write A Comment