Atualizado em

Vocês já devem ter ouvido por aí que El Calafate é a famosa Terra dos Glaciares. Também já devem saber que a cidade é um charme à parte em plena Patagônia. E provavelmente o destino só entrou no seu roteiro por abrigar um dos glaciares mais ilustres mundo à fora. Sim, o Perito Moreno é tudo isso e muito mais. Mas o que muitos não sabem é que além dele, não faltam atividades para àqueles que reservam mais tempo para explorar esse cantinho especial da Argentina. Por isso, confira o que fazer em El Calafate em nossas sugestões de roteiro para 3, 4 ou mais dias na cidade.


O que fazer em El Calafate: um roteiro perfeito para 3 dias



Dia 1 – Vamos nos familiarizar com o ambiente?

É o seu primeiro dia na cidade e você já quer procurar o que fazer em El Calafate, certo? Normal, nós também somos assim. Mas que tal tirar esse dia para caminhar sem pressa pelas ruas e sentir o clima da região? Na Avenida del Libertador existem várias lojas e restaurantes. Além disso, há praças bem charmosas pela cidade para você descansar, relaxar e apreciar o visual. Se por acaso a fome bater, uma boa pedida é o Borges y Alvarez Libro-bar, uma mistura bem maneira de bar, restaurante e livraria. (veja mais: Restaurantes em El Calafate: onde comer bem na cidade)

Borges y Alavarez
Borges y Alvarez Libro-Bar, um dos restaurantes mais legais de El Calafate

 

-> Dica de hospedagem em El Calafate: durante nossos dias na cidade ficamos hospedados no La Cantera Boutique Hotel. Apesar do nome um pouco pomposo, o hotel possui tarifas bem atrativas para o padrão, principalmente comparados aos outros do mesmo estilo. Nós ficamos em um quarto duplo muito confortável, com uma varandinha com uma pequena vista para o Lago Argentino. No entanto, caso você queira algo mais em conta, uma boa opção é o Patagonia Republic Hostel ou então o Calafate Hostel. Agora, se você ter uma experiência mais luxuosa, dê uma olhada nos hotéis Xelena Hotel & Suites e Hotel Posada Los Alamos. Caso você queira conferir mais hotéis em El Calafate, dê uma olhadinha no Booking pois eles sempre possuem ótimas tarifas e promoções.

Caso tenha disposição, reserve o fim de tarde para conhecer o Glaciobar, o bar de gelo em El Calafate. Se estiver sol, você ainda terá a oportunidade de apreciar um pôr do sol incrível por lá. E o melhor nisso tudo é que há um transfer gratuito até o local todo os dias da semana, com o ponto de partida em frente a Secretaria de Turismo Provincial. (veja mais: Bar de gelo em El Calafate e a surpresa do lado de fora)

El Calafate Pôr do Sol
Um pôr do sol incrível em El Calafate!
Glaciarium

O bar de gelo de El Calafate fica no subsolo do Glaciarium, um museu que explica tudo sobre os tão famosos blocos de gelo


Dia 2 – E finalmente: Ele, o Perito Moreno!

Provavelmente o Glaciar Perito Moreno é o grande responsável pela sua viagem até El Calafate. Mas também, não é pra menos. Conhecer essa geleira é uma das coisas mais incríveis na Patagônia Argentina. Por isso, reserve o segundo dia da sua viagem para visitar o Parque Nacional Los Glaciares e conhecer essa belezinha aí. Você pode simplesmente caminhar pelas passarelas do parque ou então se aventurar em um trekking pelo glaciar. Nós fizemos o trekking no Glaciar Perito Moreno e sem dúvidas esse foi um dos pontos altos dos nossos dias por lá.

Mini Trekking Glaciar Perito Moreno
Se puderem, incluam o trekking no Glaciar Perito Moreno no roteiro de vocês! Vale muito a pena!

 

-> Caso você visite El Calafate durante a alta temporada e tenha poucos dias na cidade, o ideal é que você reserve esse passeio com antecedência. Devido ao fato dele ser o mais procurado, as vagas costumam esgotar rapidamente. Nós fechamos a maioria dos nossos passeios com a Brasileiros em Ushuaia. Além deles terem um atendimento impecável, o grande ponto positivo é que é possível comprar os passeios pela internet e parcelar no cartão de crédito.


Dia 3 – Que tal uma vista panorâmica no passeio pelos Balcones de El Calafate?

No terceiro dia do seu roteiro em El Calafate você pode entrar em um 4×4 e fazer um passeio pelos mirantes mais incríveis da região. Os mirantes proporcionam vistas sensacionais do Lago Argentino, da Cordilheira dos Andes e de alguns glaciares. E até mesmo o Fitz Roy e a Torre de El Chaltén entram nessa lista!

Balcones de El Calafate
Balcones de El Calafate – Foto: Brasileiros em Ushuaia

Se você fizer esse passeio pela manhã ainda sobrará a tarde livre para dar mais uma volta pela cidade. A nossa sugestão é que você pegue uma bike e pedale até a orla do lago ou então que você visite a Laguna Nimenez, uma reserva ecológica que abriga mais de 80 espécies de aves.

El Calafate Lago Argentino
O passeio de bike no Lago Argentino em el Calafate é uma boa pedida para um fim de tarde

-> Apesar do Seguro Viagem não ser obrigatório para quem visita a Argentina, sempre recomendamos que você não viaje sem contratar um, ainda mais quando o destino envolve atividades de aventura. Nós sempre contratamos os nossos pela Seguros Promo e como nunca tivemos nenhum problema, sempre os indicamos para nossos leitores. Eles costumam oferecer os melhores preços e seguradoras, dá pra parcelar no cartão de crédito e leitor do Carioca Sem Fronteiras conta com 5% de desconto utilizando o cupom CARIOCA5.


Pretendo ficar 4 dias. E agora, o que fazer em El Calafate?



Rios de Hielo ou Estancia Cristina

Caso você fique mais dias em El Calafate uma boa sugestão para o seu roteiro é incluir os passeios Rios de Hielo ou então Estancia Cristina. Como são passeios longos, infelizmente não podem ser feitos no mesmo dia. Por isso a sugestão de escolher ou um, ou o outro. No Rios de Hielo você pegará um catamarã no Parque Nacional Los Glaciares e navegará até outros três glaciares imponentes da região: Upsala, Spegazzini e Seco (o mais alto de todos). Já na Estancia Cristina você terá a oportunidade de visualizar todo o Glaciar Upsala! E além dele terá todo o conjunto da obra: lagos, montanhas e até mesmo cachoeiras. Tudo isso em um trajeto incrível de 4×4.

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Compartilhar
Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

Write A Comment