Atualizado em

Já começo o post falando que um fim de semana em Ilha Grande é sempre pouco tempo pra quantidade de coisas que eu quero fazer por lá. Mas para ser justa, preciso admitir que três (míseros) dias te darão a oportunidade de curtir e muito aquele paraíso. O problema em relação aos dias é comigo, bem pessoal mesmo. Quando eu gosto de um lugar os dias nunca são suficientes. E Ilha Grande é um desses cantinhos que apaixonam a gente, onde a vida passa mais devagar e onde um dia a mais nunca é demais. Mas como já passamos alguns feriados e fins de semana na ilha, vamos fazer um compilado de dicas de passeios e restaurantes para te ajudar no seu roteiro.

Parnaioca
Praia de Parnaoica, uma das praias que conhecemos durante nosso fim de semana em Ilha Grande

 

 

Um pouquinho sobre Ilha Grande

Ilha Grande é um arquipélago que faz parte do município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. São mais de 100 praias que misturadas com a mata atlântica fazem qualquer não-amante da água salgada ver beleza em vários pontos.

Vila do Abraão em Ilha Grande
Vila do Abraão em Ilha Grande

Praias desertas, passeios de barco, mergulhos e trilhas fazem parte das inúmeras atividades da ilha. E são tantas as opções de lazer que até mesmo um antigo presídio na forma de museu caberá no seu roteiro. Afinal, quem nunca ouviu falar no famoso presídio de Ilha Grande?

 

Vistamos o antigo presídio de Ilha Grande durante o passeio de Meia Volta à Ilha e contamos um pouco mais aqui nesse post.

 

Como chegar em Ilha Grande

O acesso à ilha se dá somente a partir de embarcações. Há três pontos principais de onde você pode pegar fastboats, escunas ou barcas: Mangaratiba, Conceição de Jacareí e Angra dos Reis. Para otimizar o tempo e ter mais horas para curtir um fim de semana em Ilha Grande nós aconselhamos que você faça a travessia a partir da Conceição de Jacareí. O trajeto será mais curto pelo fato de ser o ponto mais próximo de Ilha Grande. Para saber mais sobre a melhor forma de chegar em Ilha Grande confira esse nosso post explicando todas as formas de travessia.

Fastboat Ilha Grande
Fastboat da empresa Objetiva

 

 

Onde se hospedar

O melhor local para se hospedar durante um fim de semana em Ilha Grande é a Vila do Abraão. A vila é a que possui a melhor infra-estrutura para o turista. É nela que se encontram a maioria das pousadas, restaurantes, agências de turismo e claro, moradores.

Na última vez em que estivemos na ilha ficamos hospedados na Pousada Viva La Vida. A pousada é simples, mas confortável e bem próxima ao centrinho. Fizemos nossa reserva através do Booking.com e não tivemos problemas. Também há a possibilidade de você se hospedar em outras localidades da ilha, porém a oferta de hotéis e infraestrutura no geral é mais escassa, assim como também são reduzidas a quantidade de embarcações que fazem a travessia para essas localidades.

Além de pousadas e hotéis, em Ilha Grande também é bem farta a oferta de campings. Você pode conferir uma lista com as melhores opções de hospedagem nesse link aqui.

 

Fim de semana em Ilha Grande

 

Praias

Ilha Grande tem praia pra mais de um fim de semana! Isso é fato. Muitas delas são acessíveis através de longas trilhas ou através de passeios de barco e táxi boats. Mas para a nossa alegria, na enseada de Abraão há algumas que são super acessíveis através de trilhas pequenas e leves de 10 à 30 minutos. Claro, não estou levando em consideração a praia da Vila do Abraão, que fica logo ali na saída do porto e é acessível através de alguns passos. rs

Praia dos Meros
Praia dos Meros acessível mais facilmente através de barco

 

Passeios de barco e lancha

Os passeios de escuna e de lancha são bem famosos e eu recomendo fortemente que você faça pelo menos um deles durante seu fim de semana em Ilha Grande. A escolha entre as rotas e o tipo de embarcação vai depender do seu tempo disponível e do seu orçamento.

Lancha em Ilha Grande
Dica para o passeio de lancha: vá na parte de trás! Além de ter sombra, é a parte da lancha onde você irá mais confortável, sem sentir as pancadas na água.

Entre os mais famosos que costumam durar o dia inteiro estão os passeios de Volta à Ilha, de Meia Volta à Ilha, Super Sul e Ilhas Paradisíacas de Angra dos Reis. Há opções de fazer esses passeios de escuna ou de lancha, com preços diferentes para as embarcações.

Lopes Mendes
Praia de Lopes Mendes, uma das mais famosas de Ilha Grande. Chegamos até ela de escuna através do passeio Super Sul

 

-> Veja como são os passeios de barco mais famosos de Ilha Grande

 

Há passeios mais curtos para apenas dois ou três lugares, como é o caso de alguns passeios de escuna que vão diretamente para a praia de Lopes Mendes ou para a Lagoa Azul.

Lagoa Verde Ilha Grande
Lago Verde em Ilha Grande, uma das paradas do passeio de Meia Volta à Ilha

 

Conheça também a Ilha do Japonês em Cabo Frio!

 

Trilhas

Ilha Grande possui cerca de 16 trilhas oficializadas e sinalizadas com diferentes níveis de dificuldades. Todas as trilhas saem de uma dessas três enseadas: Abraão, Araçatiba e Bananal.

Pico do Papagaio
O Pico do Papagaio é uma das famosas trilhas de Ilha Grande. (Foto: www.ilhagrande.org)

Muitas pessoas fazem a famosa trilha de Volta à Ilha Grande, com duração de 5 dias e cerca de 70 km de extensão. Essa trilha passa por mais de 20 praias e é necessária a presença de um guia local. Bom, definitivamente ainda não é para nós, mas em breve vamos fazer um post explicando sobre outras trilhas da ilha. Para quem gosta de trilhas curtas, há inúmeras delas saindo da Vila do Abraão para algumas praias próximas.

Praia da Júlia Ilha Grande
15 minutinhos de trilha fácil separam a Vila do Abraão da Praia da Júlia

 

Onde comer em Ilha Grande

A ilha tem opções para todos os gostos. A maioria dos restaurantes têm frutos do mar como prato principal e você deve querer colocar um deles no seu roteiro de fim de semana em Ilha Grande. Até porque, tirando aqueles não gostam de peixe, quem é que vai à praia e não come um peixinho frito? Mas fiquem tranquilos que nem só do fundo do mar vive a ilha. Há opções de pizzarias, lugares para petiscar e até mesmo alguns locais servindo boas carnes. Há quem ache que os preços praticados na ilha são bem altos. Concordo que em alguns lugares o custo da refeição é realmente acima da média, mas vamos levar em consideração que estamos falando de uma ilha e para alguns alimentos chegarem existe uma logística envolvida. Indicamos aqui três opções de restaurantes, com diferentes opções de comida e preços:

 

1 – Restaurante Lua e Mar

Esse é o meu restaurante preferido em Ilha Grande e infelizmente um dos mais caros de lá. Para nós, almoçar no Lua e Mar é tipo o Cometa Halley: a gente faz uma vez e depois só daqui a muitos anos! haha

Restaurante Lua e Mar
O restaurante é maravilhoso e super pé na areia!

Só sei que tudo o que já comemos lá é maravilhoso, desde o arroz branco até o camarão com catupiry. O ambiente do restaurante também é tudo de bom. Bem pé na areia e com um vista linda da enseada de Abraão. Mas prepare o bolso! Um almoço para dois sairá quase uns 300 reais, dependendo do seu pedido.

Enseada do Abraão
Essa é a vista do restaurante Lua e Mar

 

 

2 – Restaurante Lonier

O restaurante Lonier foi um achado durante o nosso último fim de semana em Ilha Grande. Primeiro porque ele possui pratos de massas individuais por um preço acessível. E segundo porque eles possuem uma picanha na chapa para duas pessoas que serve facilmente três pessoas.

Esse é mais um restaurante pé na areia, onde provavelmente o preço pode ser mais elevado para alguns pratos específicos feitos com camarão, por exemplo. Eu comi um espaguete com camarões por 46 reais. O prato estava bem gostoso e a massa era bem servida. Achei o valor ok para o local que é bem na principal rua da ilha.

 

3 – Pizzaria Fornilha

Já estivemos duas vezes nessa pizzaria e gostamos bastante da pizza de lá. Tem desde os sabores tradicionais até alguns mais exóticos como bacon com camarão. Das vezes em que jantamos lá pedimos sabores tradicionais, como calabresa e portuguesa, e ambas estavam bem gostosas. Já experimentamos também a pizza de chocolate e também estava uma delícia.

Os preços são do mesmo nível que os praticados em toda ilha. Há pizzas grandes a partir de 55 reais e também há um rodízio que custa 40 reais por pessoa. Nunca experimentamos o rodízio, então não podemos opinar sobre o serviço.

 

 

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

 

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

 

 

 

 

 

Compartilhar
Author

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

2 Comments

  1. Fabiana Diniz Reply

    Ah Dhebora já estou viajando com esse post! Planejando a próxima férias e sonhando em conhecer esse paraíso. Lugares como esse me desperta muita vontade de ir correndo. Suas dicas são fundamentais para nossa viagem. Abraços.

Write A Comment