Cusco: Muito além de uma base para Machu Picchu

Quando pensamos na cidade de Cusco é inevitável nos lembrarmos de cara de Machu Picchu. Sim, é verdade que o local recebe viajantes de todos os cantos do mundo. E todos eles em busca de conhecer um dos ícones mais marcantes da cultura inca. Mas Cusco vai muito além de uma cidade base para um passeio até Machu Picchu.

Cusco
Plaza Mayor

-> Dicas de mais de 10 opções de hospedagem na cidade unindo bom preço e boa localização!

Arco de Santa Clara

Não precisa de muito para a pequena cidade com estilo colonial misturado com arquitetura inca te tirar o fôlego. Se você não perder o ar com cada cantinho e construção histórica, com cada rua, seus restaurantes e lojas de artesanato pode ter certeza que a altitude de quase 3.400m fará isso com você. Mas não se assuste! Nada que um olhar mais generoso e uma boa aclimatação não resolvam.

Detalhes dos resquícios de arquitetura inca

Muitos não sabem, mas a cidade que um dia já foi capital do Império Inca é declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. E seu centro possui história suficiente para deixar qualquer um de boca aberta.

Veja nesse posts algumas atrações imperdíveis acessadas a partir de um roteiro a pé pelo centro da cidade!

Talvez pelos museus contando as histórias das antigas civilizações que nos fazem pensar em como eles planejavam certas coisas já naquela época. Talvez por alguns estabelecimentos que mantêm até hoje em seus muros construções incas perfeitamente encaixadas. Quem sabe talvez pela grandiosidade dos sítios arqueológicos localizados próximos ao centro da cidade que fazem qualquer ser humano questionar por um minuto a origem da existência – e quiçá apelar para o misticismo.

Se você quiser conhecer outros passeios fascinantes na cidade não perca esse link!

Catedral de Cusco

Não dá pra negar que Cusco tem muito mesmo o que oferecer. E não estou falando apenas em relação às fortalezas militares, laboratórios agrícolas ou templos religiosos de anos e anos atrás. Ou então das grandes igrejas cheias de prata e ouro construídas pelos espanhóis em cima de sítios incas como forma de impor a colonização. E muito menos nos restaurantes de chefes estrelados que tem por lá. A cidade respira cultura. Uma mescla de culturas sem perder as origens.

 Para ver dicas de lugares para comer na cidade é só conferir esse post aqui.

Basta dar um pulinho no Mercado Central de San Pedro e ver todas aqueles locais e turistas comendo um monte de pratos típicos. Ou então olhar para cada esquina e ver uma chola- aquela camponesa andina, sabe? Vendendo suas bugigangas e se comunicando em um idioma que você não irá entender, mas certamente já viu o nome naquela marca de roupa esportiva – quechua. Ou quem sabe então ao observar uma artesã tecer de forma “tão artesanal” tal qual faziam seus antepassados.

A verdade é que Machu Picchu pode até ser a cereja do bolo, mas é em Cusco que você irá vivenciar o que de melhor a cultura tem para te oferecer.

Para ver todos os posts de Machu Picchu é só clicar aqui.

Chola e cholita

♦PLANEJE A SUA VIAGEM♦

  • Reserve a sua hospedagem através do Booking e garanta as melhores tarifas. Fique tranquilo porque reservando através do nosso blog você não pagará nenhuma taxa extra. E além disso ainda nos ajuda a mantê-lo no ar, criando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade.
  • Alugue o seu carro com até 60% de desconto. Parcele no cartão de crédito sem cobrança de IOF pela RentCars. Além disso, todo o valor é gerado em reais.
  • Ganhe 5% de desconto no seu seguro viagem usando o cupom CARIOCA5 em pagamentos à vista na Seguros Promo. Ou então, parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Compartilhar

Dhebora Sancho

Carioca de nascimento. Educadora Física de profissão. Viajante de coração. Apaixonada pelas coisas simples da vida e intrigada pelas complexas. Costuma dizer que adora um sol, mas não dispensa os dias nublados.

10 thoughts to “Cusco: Muito além de uma base para Machu Picchu”

  1. outro lugar que quero conhecer, minha prima foi para Cusco, Lima e Machu Picchu, disse que comeu cada ceviche (olha a gordinha aqui! hahahah). Adorei as fotos, realmente a arquitetura do lugar é de tirar o folego.

  2. Para tudo!!! Seu relato me convenceu!!! Quero muito fazer uma trip pela America do Sul no segundo semestre e você acabou de me fazer adicionar o Peru!!! Oh ceus… Não dá pra perder a chance e nem a oportunidade de conhecer esse cantinho. Não dá!
    Muito bom o artigo, Debinha. Parabéns e obrigada por compartilhar 🙂
    Bj da Zê

  3. Mais um cantinho que quero conhecer, já não pensava em Cusco como base pra Machu pichu pq minha prima foi, amou e falou tão bem dos ceviches hahaha… Adorei seu post é realmente a arquitetura é de tirar o fôlego. AMEI!

  4. Oi, realmente Cusco merece esse tipo de atenção. Tem história, cultura e perda de ar por cada esquina. Deu vontade de voltar. Otimo relato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *